Quem são as personagens que fazem parte do cortiço?

Quem são as personagens que fazem parte do cortiço?

Personagens da obra

  • João Romão: português dono do cortiço, da venda e da pedreira.
  • Bertoleza: escrava amante de João Romão que trabalha para ele.
  • Miranda: português burguês casado com Estela e que vive ao lado do cortiço.
  • Estela: esposa infiel do português Miranda.

Quais são os principais temas abordados na obra O Cortiço?

O tema em si é a denúncia social do Rio de Janeiro do fim do século XIX. A partir do determinismo e do zoomoorfismo, à luz do Realismo-Naturalismo, Aluisio Azevedo descreve, após profunda observação e análise, a degradação social das camadas baixas e do ser humano como um todo no Brasil.

Qual é o foco do livro O Cortiço?

A obra é narrada em terceira pessoa, com narrador onisciente (que tem conhecimento de tudo), como propunha o movimento naturalista. ... O foco da narração, a princípio, mantém uma aparência de imparcialidade, como se o narrador se apartasse, à semelhança de um deus, do mundo por ele criado.

Quem é o autor de O Cortiço *?

Aluísio Azevedo

Que comparação pode ser utilizada para justificar tanto a animalização do ser humano quanto a sua redução as condições ambientais?

b) Que comparação presente no fragmento pode ser utilizada para justificar tanto a animalização do homem quanto a sua redução às condições ambientais? R: A comparação é “Um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia ... multiplicar-se como larvas no esterco”.

Pode-se afirmar corretamente com relação ao romance O Cortiço?

(UNILAVRAS) Pode-se afirmar corretamente com relação ao romance O Cortiço, exceto: ... (UNILAVRAS) Com relação à obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo: I - É uma obra que pertence ao Naturalismo brasileiro. II - Como uma obra Naturalista, faz uma abordagem patológica do homem.

Pode-se afirmar que o enlace amoroso entre Jerônimo?

Pode-se afirmar que o enlace amoroso entre Jerônimo e Rita, próprio à visão naturalista, consiste: a) na condenação do sexo e consequente reafirmação dos preceitos morais.