Qual a questão central da obra Dom Casmurro?

Qual a questão central da obra Dom Casmurro?

Temas. O tema central de Dom Casmurro é o ciúme e a tragédia conjugal de Bentinho. A começar pela citação dos imperadores César, Augusto, Nero e Massinissa, que mataram suas esposas acusadas de adultério, até a citação shakespeariana do mouro Otelo que matou sua mulher pelo mesmo motivo.

O que aconteceu no final do livro Dom Casmurro?

Capitu morre no exterior e Ezequiel tenta reatar relações com ele, mas a semelhança extrema com Escobar faz com que Bento Santiago o rejeite novamente. O destino de Ezequiel é infeliz: ele morre de febre tifóide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém.

Qual é a mensagem do livro Dom Casmurro?

Dom Casmurro fala da inveja de ter sido traído, mas também da de ser inferior a um ser humano que, na sua visão, era inferior a ele: uma mulher pobre por quem se apaixona. Vemos o mesmo na política nacional. A inveja pelos acertos do atual governo leva a um delírio quando os erros dele aparecem.

Qual é o espaço do livro Dom Casmurro?

A história abrange os anos entre a metade e o final do século XIX, e se passa no Rio de Janeiro. Aconteceu numa tarde de novembro de 1857, e tinham então os dois personagens principais 15 e 14 anos.

Quem era Escobar Dom Casmurro?

Escobar: amigo de Bentinho, seminarista, “era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos,… ... Melhor amigo de Bentinho. Gostava de matemática e do comércio. Quando saiu do seminário, conseguiu dinheiro emprestado de D.

Quem é Escobar no livro Dom Casmurro?

Ezequiel de Sousa Escobar ou Escobar: melhor amigo de Bentinho. Sancha: esposa de Escobar. Ezequiel A. de Santiago ou Ezequiel: filho de Bentinho e Capitu.

Qual é o grande enigma do livro Dom Casmurro?

O enigma são os argumentos presentes na obra que o personagem narrador cita para acusar a esposa e o melhor amigo de adultério, que não é comprovado de fato; por isso “o enigma de Capitu”.

Como provar que Capitu traiu Bentinho?

Há uma “senha jurídica” que, sim, “demonstra” o adultério. O registro de “O Globo, citando Machado de Assis, Bentinho e Miguel Matos: “Certa noite, Bentinho, ele próprio um advogado, vai ao teatro sem Capitu e, ao voltar antes do fim do primeiro ato, encontra Escobar à porta do corredor de sua casa.

O que levou Bentinho a sair do seminário?

Diante dessa circunstância, com a ajuda de José Dias (o agregado), Bentinho obteve o consentimento de sua mãe para sair do seminário e estudar Direito no exterior (José Dias era fascinado por Direito e pelos estudos no exterior). Para cumprir sua promessa, então, Dona Glória adotou um órfão e encaminhou-o ao seminário.