O que são propriedades extensivas?

O que são propriedades extensivas?

Propriedades extensivas: São aquelas que dependem da massa (“extensão”) da amostra. O volume é um exemplo de propriedade extensiva, pois a massa de 1 kg de algodão ocupará um volume muito maior do que a massa de 1 g desse mesmo material.

Quais são as propriedades intensivas?

As propriedades intensivas são aquelas que não dependem da massa da amostra. Por exemplo, como mostra a imagem mais acima, se temos uma solução e medimos a sua temperatura, independente da sua quantidade, a temperatura será a mesma. Desse modo, temos que a temperatura é uma propriedade intensiva da matéria.

O que é um processo de quase-equilíbrio qual a sua importância para a engenharia?

Um processo de quase-equilíbrio é formado por uma sequência de estados de equilíbrio. ... O equilíbrio é atingido, quando as propriedades do sistema não mudam, caso ele seja isolado da sua vizinhança. Imagine, então, um sistema formado por pontos com temperaturas diferentes entre si.

O que é uma transformação isotérmica é o que diz a Lei de Boyle Mariotte?

Um gás sofre uma transformação isotérmica quando há a variação da sua pressão e do seu volume, com a temperatura sendo mantida constante. Nesse caso, surgiu a Lei de Boyle, que diz que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais.

O que é Isotermia?

Temperatura igual e constante. Temperatura da pele igual em todas as regiões do corpo, como pode suceder no bócio exoftálmico, por exemplo.

Quando o volume é constante o trabalho é zero?

Assim, o trabalho de um gás, sob pressão constante, pode ser calculado pelo produto da pressão pela variação de volume do gás. - Se o gás se expande, ΔV > 0. Assim, teremos τ > 0 e dizemos que o gás realiza trabalho; - Se o gás se contrai, ΔV < 0.