Quem são os eupátridas?

Quem são os eupátridas?

Eupátridas: Eram os bem nascidos, membros da aristocracia ateniense, grandes proprietários de terras e escravos. Inicialmente, possuíam amplos poderes sobre o governo da pólis, mas depois de algumas reformas, em especial a de Sólon, o seu poder acabou se tornando mais limitado.

Qual era a função dos eupátridas?

A classe dos eupátridas impedia que o povo exercesse funções governamentais, mas um legislador, de nome Sólon, reformou essa política. Formou-se, então, em Atenas, a Assembléia do Povo, principal instituição da democracia grega. ...

Quem eram os eupátridas na cidade de Atenas?

Os eupátridas consistiam em um grupo social da Grécia Antiga detentores de altas posições, constituindo a nobreza da região da Ática (correspondente a Atenas e regiões circunvizinhas). Em grego, o termo significa algo como "aqueles bem nascidos", ou "os de pais nobres".

Quais eram as principais características da classe social dos eupátridas?

Eram cidadãos Atenienses. Tinham direitos políticos e participavam do governo. Constituíam a minoria da população (cerca de 10%), sendo que mulheres e crianças não faziam parte desse grupo.

Quem é o pai da democracia?

O reformulador das leis ateniense e considerado o pai da democracia foi o político grego Clístenes. Ele estabeleceu a ideia de isonomia, cujo princípio é que “todos os cidadãos são iguais perante a lei”.

Quem fazia parte da sociedade grega?

Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.

O que acontecia com os pequenos proprietários que não conseguiram pagar suas dívidas?

Os pequenos proprietários, muitas vezes sem recursos. Viviam constantemente ameaçados pela escravidão por dívidas. ... Por essa reforma, foi abolida a escravidão por dívidas e foi ampliado o direito de voto, de acordo com a riqueza que cada um possuía. Porém, as reformas de Sólon só beneficiaram os comerciantes ricos.

Quem foram Sólon pisístrato e Clístenes?

Drácon, Sólon e Clístenes foram os principais legisladores atenienses. No final do século VII a.C. foi a vez do legislador Sólon apresentar um conjunto de leis para a cidade de Atenas. ... As leis pretendiam atender as principais reivindicações das camadas populares de Atenas, assim como da elite aristocrática.

Qual a diferença entre Eupátridas e Georgóis?

EUPÁTRIDAS: grupo politicamente dominante, formado pelos grandes proprietários de terras. GEORGÓIS: camada dos pequenos proprietários. A situação de pobreza deste grupo é tanta que muitos se transformam em escravos por dívidas. DEMIURGOS: são os trabalhadores urbanos.

Quem era a elite em Atenas?

Até os séculos VII e VI, o poder político ateniense era controlado por uma elite aristocrática detentora das terras férteis de Atenas: os eupátridas ou “bem nascidos”. Não pare agora... ... Dessa forma, os comerciantes enriquecidos conquistaram direito de participação política.

Qual a característica mais importante da sociedade ateniense?

Principais características da sociedade ateniense: - A sociedade ateniense era censitária, ou seja, o critérios de posição social se davam em função da renda do indivíduo. - Havia mobilidade social, ou seja, um indivíduo poderia passar de nível social conforme ficasse mais rico ou mais pobre.

Quem inventou a democracia?

Clístenes foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político - a democracia - que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.

Quem podia exercer a democracia?

No sistema político da Atenas Clássica, por exemplo, a cidadania democrática abrangia apenas homens, filhos de pai e mãe atenienses, livres e maiores de 21 anos, enquanto estrangeiros, escravos e mulheres eram grupos excluídos da participação política.

Quem fazia parte da pirâmide social na Grécia Antiga?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Enquanto se dedicavam ao saber e à estética, suas terras eram trabalhadas e cuidadas pelos escravos. Na sociedade ateniense existia ainda outra camada social: os metecos.

Como era formada a sociedade na Grécia Antiga?

As classes da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. ... Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.

Quais foram as principais reformas promovidas por Solon?

Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seisachtheia; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou um tribunal de justiça, a helieia.

Quais foram as principais realizações dos legisladores atenienses Drácon e Sólon?

Drácon, Sólon e Clístenes foram os principais legisladores atenienses. No final do século VII a.C. foi a vez do legislador Sólon apresentar um conjunto de leis para a cidade de Atenas. Elas também visavam, principalmente, evitar revoltas sociais.

Quais as principais reformas efetuadas por Clístenes?

As Reformas de Clístenes implantaram a democracia em Atenas na Grécia Antiga. - Estabelecimento da organização do poder legislativo: Bulé (Conselho dos 500) e a Eclésia. - Criação do Areópago para cuidar do sistema judiciário da cidade. - O poder executivo era exercido por dez estrategos.