O que é hipertireoidismo em cachorro?

O que é hipertireoidismo em cachorro?

O hipertireoidismo, também denominado tireotoxicose, é uma doença endócrina comumente diagnosticada em gatos e menos comum em cães. Constitui no aumento da concentração dos hormônios tireoidianos (T3 e T4) na circulação. Esses hormônios são reguladores das diversas atividades metabólicas do organismo.

Quais os sintomas de hipotireoidismo em cães?

Entre os diversos sinais clínicos que podem se manifestar nos animais com hipotireoidismo estão: demência, letargia, intolerância e relutância a exercícios, propensão a ganho de peso sem aumento de apetite ou consumo de alimento (ETTINGER; FEELDMAN, 2004).

Como tratar hipotireoidismo em cães?

O tratamento inicial com levotiroxina sódica (T4 sintética) é a droga de escolha para o tratamento de hipotireoidismo. Sua administração por via oral deve resultar em concentrações normais séricas de T4, T3 e TSH. A levotiroxina aprovada para o uso em cães é a Soloxine®.

O que causa hipotireoidismo em cães?

O bichinho apresenta deficiência na produção de iodo, dificultando a síntese dos hormônios da tireóide. Segundo especialistas, algumas raças citadas acima possuem uma predisposição genética para desenvolver o hipotireoidismo, principalmente os animais castrados quando comparados com os não castrados.

O que é tireoide animal?

A tireóide é uma glândula bilateral presente em todos os vertebrados. Está localizada lateralmente sobre a traquéia, abaixo da laringe (Figura 1). Sua função envolve a concentração de iodo e a síntese, armazenamento e secreção do hormônio tireóideo. Tecido tireoidiano ectópico está presente na maioria dos cães e gatos.

Qual é a função da tireoide?

É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

Como saber a dosagem certa de Puran T4?

Manutenção. Recomenda-se 75 a 125 mcg diários sendo que alguns pacientes, com má absorção, podem necessitar de até 200 mcg/dia. A maioria dos pacientes não exige doses superiores a 150 mcg/dia. A falta de resposta às doses de 200 mcg/dia sugere má absorção, não obediência ao tratamento ou erro diagnóstico.

Qual a dosagem ideal de levotiroxina?

hipotireoidismo leve: iniciar com 50 mcg, em dose única diária; a cada 2 a 3 semanas, aumentar 25 a 50 mcg até a resposta clínica desejada. manutenção: 75 a 125 mcg, em dose única diária. Alguns pacientes podem exigir até 200 mcg por dia (particularmente quando há má absorção).