O que é mieloma múltiplo e neoplasias malignas de plasmócitos?

O que é mieloma múltiplo e neoplasias malignas de plasmócitos?

O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia maligna de origem hematopoiética. Este tipo de câncer é caracterizado pela proliferação clonal de plasmócitos (células de origem de linfócitos B) na medula óssea, podendo levar à disfunção de órgãos.

Quais os sintomas de tumor na medula espinhal?

Um tumor na medula espinhal pode ser cancerígeno (maligno) ou não cancerígeno (benigno). Mesmo se for benigno, um tumor geralmente causa dor, desconforto, fraqueza, dormência, e dificuldade na bexiga ou intestino, porque ele empurra a medula espinhal e/ou nervos.

Quais os sintomas de um tumor na coluna?

Sintomas mais comuns de tumor benigno na coluna:

  • Dor local;
  • Sintomas radiculares (dor que irradia para braços ou pernas);
  • Alterações neurológicas (formigamento, alteração sensitiva ou fraqueza muscular);
  • Instabilidade mecânica da coluna;
  • Deformidade da coluna.

O que causa tumor na medula?

Um tumor da medula espinhal é geralmente um câncer de pulmão, mama, próstata ou outro câncer que atingiu a coluna vertebral. Mas em alguns casos, os tumores da medula espinhal são causados ​​por um distúrbio genético, como a neurofibromatose.

O que é um tumor na medula?

Um tumor da medula espinhal é um crescimento não canceroso (benigno) ou canceroso (maligno) dentro ou ao redor da medula espinhal. As pessoas podem ter fraqueza muscular, perder a sensibilidade em áreas específicas do corpo, ou tornar-se incapazes de controlar a função da bexiga e do intestino.

O que é câncer na medula?

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.

Qual o sintoma de câncer no sangue?

A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.

Como a pessoa sabe que tem câncer?

O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de mais de 6 kg sem fazer dieta, estar sempre muito cansado ou ter alguma dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.

Quando a metastase pode ser curada?

Metástase tem cura? Sim. Se for encontrada em seu início, a metástase pode passar por terapia sistêmica, como quimioterapia, hormonioterapia, terapia-alvo ou terapia biológica e, assim, ter cura.

Mais tópicos