Qual é a principal obra de José de Alencar?

Qual é a principal obra de José de Alencar?

Suas principais obras indianistas foram: O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874).

Quais os principais romances indianistas de José de Alencar?

O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874) são romances históricos que constituem a trilogia indianista de José de Alencar, numa unidade reveladora da identidade brasileira, segundo a perspectiva do autor romântico.

Qual o melhor romance de José de Alencar?

7 melhores obras de José de Alencar (com resumo e curiosidades)
  1. Cinco Minutos, 1856. Cinco minutos foi das primeiras narrativas escritas por José de Alencar. ...
  2. A viuvinha, 1857. ...
  3. O guarani, 1857. ...
  4. Lucíola, 1862. ...
  5. Iracema, 1865. ...
  6. Senhora, 1875. ...
  7. Encarnação, 1893. ...
  8. 4 curiosidades sobre a vida e a obra de José de Alencar.
14 de dez. de 2020

Quais as características dos romances românticos indianistas?

O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. ... Dessa maneira, o romance brasileiro encontrou no índio a expressão da nacionalidade autêntica, de amor exacerbado à terra e defesa do território. Em sua singularidade, o índio foi usado como símbolo de bravura e honra.

Qual o principal objeto da análise crítica de José de Alencar em seus romances?

Ele procurou, assim, em suas narrativas, principalmente nas indianistas, retratar, em uma linguagem mais próxima possível do português falado no país, temáticas intimamente ligadas ao Brasil, como a questão indígena, presente em obras como Iracema (1865), O guarani (1857) e Ubirajara (1874).

Qual a classificação e características principais dada aos romances de José de Alencar?

A forma do romance, firmada pelo movimento romântico, constitui a maior parte da obra de Alencar. Além dos indianistas e históricos, foi autor também de romances urbanos, que se passavam sobretudo na corte carioca, e regionalistas, em localidades nas províncias brasileiras.

Quais os assuntos mais abordados por José de Alencar em seus romances?

Ele procurou, assim, em suas narrativas, principalmente nas indianistas, retratar, em uma linguagem mais próxima possível do português falado no país, temáticas intimamente ligadas ao Brasil, como a questão indígena, presente em obras como Iracema (1865), O guarani (1857) e Ubirajara (1874).

O que era um romance de folhetim?

Quando dizemos folhetim, estamos nos referindo a um gênero narrativo concebido na França, na década de 1830 por Émile de Girardin. Antes dele, folhetim denominava um tipo de suplemento dedicado à crítica literária e a assuntos diversos, normalmente publicados no rodapé do jornal.

Quais são as características das obras de José de Alencar de cada momento?

Características das obras de José de Alencar Dividida em períodos: indianista, urbano, regionalista e histórico; Crítica de costumes, principalmente da hipocrisia moral burguesa; Multiplicidade de paisagens geográficas; Diversidade de períodos históricos contemplados.

Quais são as características da prosa no período romântico?

Principais características A prosa romântica tinha o intuito de redescobrir o Brasil, trazendo à tona e reconhecendo todos os espaços que o compunham, não só exaltando uma característica nacional, como a poesia fazia. Era comum a presença do flashback, uma volta ao passado para explicar um fato do presente.

Qual a principal característica do indianismo?

Principais características do Indianismo: Ele é o representante dos valores puros da natureza, em contraposição aos vícios e defeitos do homem branco moderno (daquele período). - O índio brasileiro é apresentado e defendido como sendo um representante da identidade nacional, sendo, portanto, um “verdadeiro brasileiro”.

Quais são as críticas nas obras de José de Alencar?

A obra estética, crítica e política de José de Alencar sempre nos despertou grande interesse, e isso não apenas pelo fato de ser ampla e vária, mas em razão, sobretudo, do tratamento dispensado por sua fortuna crítica: em geral repetitivo, superficial e equivocado.

Qual a crítica presente em Iracema e Luciola?

Crítica esta que não se faz apenas através do relato do narrador, mas como também está presente indiretamente através das atitudes e valores mostrados pelos personagens. Lucíola apresenta uma transgressão à visão romântica da mulher amada – Lúcia não é submissa, ao contrário, é excêntrica e com vontades.

Quais são os principais temas da prosa romântica?

Características
  • Nacionalismo.
  • Subjetivismo.
  • Ufanismo.
  • Idealização da mulher.
  • Religiosidade.
  • Culto à natureza.
  • Amor platônico.
  • Idealismo.
Mais itens...•18 de mar. de 2017

Quais foram os temas abordados no livro Iracema?

Além da triste história da virgem dos lábios de mel, Iracema, e de seu amado Martim (primeiro colonizador português do Ceará), o livro traz também como assunto a história da fundação do estado do Ceará e o ódio entre as nações tabajara e pitiguaras, que eram aliados dos franceses e portugueses, respectivamente.

Que tipo de romance foi o primeiro a ser publicado em folhetins no Brasil?

Em 1843 foi publicado "O Filho do Pescador", de Teixeira e Sousa, que alguns estudiosos chegaram a apontar como o primeiro romance brasileiro. Uma análise mais rigorosa, porém, coloca o texto mais perto do folhetim, do que do romance propriamente dito.

Mais tópicos