O que significa a sigla DPOC na medicina?

O que significa a sigla DPOC na medicina?

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.

O que quer dizer sinais de Hiperinsuflação pulmonar?

O que é hiperinsuflação? Quer dizer o pulmão está muito insuflado (distendido), pode ser relacionado a uma inspiração profunda, biotipo ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema. É aconselhável avaliação do exame por um radiologista ou pneumologista.

Qual o tratamento para Hiperinsuflação pulmonar?

A terapia broncodilatadora é central para o manejo da DPOC. Esse tratamento produz pequenos aumentos da função pulmonar medida pela espirometria e uma redução da hiperinsuflação dinâmica que leva à dispneia da DPOC.

O que é Hiperaeração pulmonar?

Este processo é denominado "hiperaeração" ou "hiperinsuflação pulmonar". A hiperinsuflação por exercício físico está ligada à falta de ar na DPOC, uma vez que a respiração é menos confortável quando os pulmões estão já parcialmente cheios. A hiperinsuflação pode também agravar-se durante uma exacerbação.

Qual a diferença entre asma e enfisema pulmonar?

Apesar dos sintomas serem quase idênticos, a principal diferença se dá na época em que eles aparecem e, consequentemente, em sua origem. “Enquanto a asma é hereditária e costuma aparecer na infância, é necessário anos e anos inalando fumaça para que alguém desenvolva a DPOC.

Qual a diferença entre asma e falta de ar?

diferença entre Asma e Bronquite, engana-se quem pensa que não. A confusão em torno destas patologias ocorre, muitas vezes, pelo fato de que ambas atacam as vias respiratórias dos pulmões, provocando sinais e sintomas semelhantes, como falta de ar, “chiado” no peito, tosse e respiração ofegante.

Qual a diferença entre broncoespasmo e asma?

Asma: é uma doença inflamatória que se caracteriza por um espasmo da musculatura dos brônquios, ou seja, broncoespasmo. Os brônquios se “fecham”. Resultado: há um estreitamento – que pode ser intenso- das vias respiratórias causando muita falta de ar e desconforto para respirar.

Qual a diferença entre bronquite asmática e asma?

A confusão aumenta porque, muitas vezes, a asma é chamada de bronquite asmática ou asma brônquica. Contudo, a asma é uma doença crônica que costuma estar associada a um processo alérgico, enquanto a bronquite geralmente é causada por uma infecção viral ou bacteriana ou pelo tabagismo.

O que causa bronquite asmática?

Suas causas estão relacionadas a algum tipo de alergia respiratória e com infecções do trato respiratório, e a exposição a fumaça de cigarro, poluição e cheiros fortes podem piorar a crise de bronquite asmática.