Como calcular o Pgrcc?

Como calcular o Pgrcc?

Para o cálculo da quantidade do resíduos, em peso, multiplicar a área total a ser construída (informado no item 3.1) por 150 kg/m² (Fonte: Tarcísio de Paula Pinto). Somar a esta quantidade, o peso obtido no item 3.2 (demolição), obtendo o peso total dos resíduos gerados.

Como fazer um Pgrcc?

Onde e quando é necessário fazer um PGRCC?
  1. Dados do contratante.
  2. Dados da contratada.
  3. Dados do responsável técnico da obra.
  4. Dados do responsável técnico do PGRCC.
  5. Dados do empreendimento.
  6. Cronograma.
  7. Descrição das quantidades e tipos de resíduos.
  8. Triagem e acondicionamento.
Mais itens...•9 de set. de 2019

Quem deve fazer o Pgrcc?

O PGRCC deve ser feito por empresas de construção civil (Lei Federal n° 12.305/2010) e por grandes geradores desse tipo de resíduo (Resolução CONAMA N° 307/2002).

Para que serve o Pgrcc?

O PGRCC objetiva o levantamento de todo ciclo de vida dos resíduos, desde a sua geração até seu descarte final. Relembramos que os RCC são aqueles gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação escavação de terrenos para obras civis.

Como funciona o PGRS?

O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é um documento que identifica o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados e quais as práticas ambientalmente corretas adotadas pelas empresas para a segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final.

Quanto uma obra gera de entulho?

Conforme Corneli (2009), “a taxa de geração de resíduos de construção é de aproximadamente 96 kg∕m² construído”.

Como calcular a quantidade de resíduos?

Segundo o Censo do IBGE (2010) a população guanhanence na área urbana sede é de 22.866 habitantes, sendo assim, para calcular a geração per capita de resíduos do município utilizou-se a equação descrita abaixo: Geração per capita = Rota 1 + Rota 2 + Rota 3 / Número total de hab. área urbana sede.

Quem pode assinar um PGRS?

O PGRSS deverá ser elaborado por profissional de nível superior, habilitado pelo seu conselho de classe, com apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, Certificado de Responsabilidade Técnica ou documento similar, quando couber.

Como é feito um PGRS?

Identifique os resíduos gerados em cada setor. Com a relação de todos os setores, identifique os tipos de resíduos que cada um deles gera (plástico, papel, metal, vidro, orgânicos e perigosos). Depois de identificados os tipos de resíduos, conheça a quantidade gerada. Classifique os resíduos.

Quanto à construção civil gera de resíduos?

Os Resíduos da Construção Civil (RCC), segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos são: “os gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis”. O RCC é gerado entre 0,4 a 0,7 t/hab.

Como reutilizar entulho de obra?

A reciclagem é realizada através de instalações e equipamento de baixo custo. Ainda pode ser realizado a reciclagem ou o reaproveitamento na própria obra, eliminando também custos com a logística. Basicamente, a reciclagem é realizada pela: triagem, trituração e classificação dos materiais.

Quanto uma pessoa gera de resíduo orgânico por dia?

importante salientar que o material orgânico compõe a maior parte do item "outros". Aproximadamente 53% deste total, é de restos de comida desperdiçada. Cada pessoa produz em média de 800 gramas a 1 kg de lixo por dia, ou de 4 a 6 litros.

Como calcular o volume de uma lixeira?

2º - O receptáculo (lixeira temporária), deverá ter dimensão adequada à população usuária da edificação, cujo cálculo, em metros cúbicos, obedecerá a seguinte fórmula única: V = P x (2,2) , onde, V = Volume útil da lixeira e P = População usuária do edifício.

Quem pode assinar Pgrss?

Na maioria das vezes, o médico responsável pelo ambulatório, devidamente registrados em seu conselho, com o apoio de um profissional técnico (engenheiro ambiental ou enfermeiro) é o profissional que assumem a Responsabilidade do PGRSS nas atividades industriais.

Quem pode elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos?

E, que profissional pode legalmente ser o responsável por esse documento? A PNRS determina que o gerador deva designar um responsável técnico devidamente habilitado para elaborar o documento. O Responsável Técnico Habilitado pode ser qualquer profissional com registro em Conselho de Classe (CREA, CRQ, CRBio, etc.)

O que deve constar no PGRS?

no PGRS deverão constar a forma de acionamento (telefone, e-mail, etc.), os recursos humanos e materiais envolvidos para o controle dos riscos, a definição das competências, responsabilidades e obrigações das equipes de trabalho, e as providências a serem adotadas em caso de acidente ou emergência.

Quais os tipos de resíduos gerados pela construção civil e como podem ser reutilizados?

Tijolos, telhas e revestimentos cerâmicos; blocos e tubos de concreto e argamassa. Materiais que podem ser reciclados e ganhar outras destinações. Vidro, gesso, madeira, plástico, papelão e outros. Itens para o qual não existe ou não é viável aplicação econômica para recuperação ou reciclagem.

Como aproveitar restos de construção?

Os resíduos sólidos da construção civil que são destinados para o reaproveitamento passam por um processo de trituração. Antes da trituração, as frações se encontram misturadas e os resíduos têm pouco valor agregado. Somente após a separação é que se pode dar uma destinação adequada aos novos “materiais”.

O que é feito com entulho de obra?

Tijolo, telhas, areia, alvenaria e concreto estão entre os produtos que podem ser reinseridos diretamente na atividade. “Essa classe é a mais vantajosa em relação aos outros resíduos, uma vez que os materiais dessa categoria conseguem ser destinados a uma usina específica de reciclagem de entulho”, comenta Hewerton.

Quanto de lixo uma pessoa produz por dia no Brasil?

Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia.