Quais são as forças endógenas e exógenas?

Quais são as forças endógenas e exógenas?

Força endógena é aquela que vem de dentro da terra (solo) ex: vulcanismo (vulcões) são forças que alteram estrutura da terra por dentro. Forças exógenas são aquelas que vem de cima do solo a exemplo da chuva, dos ventos, luz etc. que alteram a estrutura da terra na sua parte externa - a forma que vemos.

São exemplos de forças internas ou endógenas?

Os agentes internos ou endógenos são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.

O que são as forças exógenas?

Designação das forças que atuam na superfície terrestre, mas cuja origem é exterior à Terra, e que se baseiam na força gravitacional e na energia precedente da irradiação solar.

Como ocorrem as forças endógenas?

Entende-se como endógeno todas as forças que atuam de dentro para fora da terra, algumas das forças endógenas são: - Aquecimento provocado por radioatividade; - Variações de pressão; - Temperatura provocadas por reações e recristalizações minerais.

Quais são os três principais agentes endógenos?

Os agentes internos ou endógenos também são chamados de modeladores e costumam ser subdivididos em três grupos: o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.

Qual o significado da palavra exógeno?

1. Que tem origem no exterior.

Mais tópicos