O que contribuiu para a crise do sistema feudal?

O que contribuiu para a crise do sistema feudal?

A crise do feudalismo, a partir do século XI, aconteceu com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, que necessitava da expansão do comércio e da ampliação dos lucros; e das cidades, pois no mundo feudal o que prevalecia era uma sociedade rural.

Como aconteceu o processo de decadência do feudalismo?

Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal. Ao final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos.

Como a peste negra afetou o feudalismo?

História Geral. O crescimento demográfico, observado na Europa a partir do século X, modificou o modelo autossuficiente dos feudos. ... No século XIV, a peste negra se espalhou entre as populações causando uma grande onda de mortes que ceifou, aproximadamente, um terço da Europa.

Quais os grupos favorecidos com o fim do feudalismo?

camponeses - nobreza - burguesia - clero - senhores feudais - rei.

Qual foi o momento de transição entre o feudalismo e o capitalismo que abriu o caminho para a revolução industrial?

A TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas. Foi formando-se aos poucos durante o período final da idade média, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do séc XVl.

Quais foram as mudanças estruturais ocorridas durante a passagem do feudalismo para o capitalismo?

Resposta. Explicação: O sistema feudal entrou em profunda crise no século XIV em razão de fatores como a ascensão da burguesia nas cidades medievais, que passaram a ter uma intensa movimentação comercial nesse período; a crise no campo, as revoltas camponesas, a Peste Negra, entre outros.

Como aprovação da lei contribuiu para a centralização do poder na figura do rei?

Resposta. Resposta: O rei protegeria os mercadores, e em troca os mercadores davam dinheiro para o rei, para o financiamento de exércitos e para subjugar os senhores feudais.

Quais fatores foram fundamentais para a centralização política de Portugal?

O processo de centralização política de Portugal se deu pela Aliança do rei com a burguesia mercantil, a burguesia mercantil sustentava o exército em troca de liberdade de comércio.

Como e onde se formou a monarquia nacional?

Através de conflitos, guerras e auto intitulações, reis surgiram e tomaram posse de terras maiores que feudos, centralizando a administração delas na família real e fazendo dessas terras Estados nacionais, com uma moeda própria, força armada, comércio independente e outros elementos que formam uma monarquia nacional.

O que foi a formação das monarquias nacionais?

A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental. ... Na França, considerada o modelo do absolutismo europeu, esse processo se deu ao longo do reinado das Dinastias Capetíngia e Valois.

Como foram formadas as monarquias nacionais?

Resposta. As monarquias nacionais surgiram com o declínio do modelo feudal e do fracasso militar das Cruzadas, com esses acontecimentos, houve uma abertura comercial do Mar Mediterrâneo, que favoreceu a criação do papel-moeda, que favoreceu a ascensão da burguesia.