O que é a Implantodontia?

O que é a Implantodontia?

Implantodontia é a especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais.

Como funciona a Implantodontia?

O trabalho da implantodontia consiste na reconstrução de parte do dente por meio de um implante, instalado no osso do maxilar ou mandíbula por processo cirúrgico. No caso de ausência de um ou mais dentes, é feita a instalação de implantes de titânio, popularmente conhecidos como “pinos”, que substituirão esses dentes.

O que é osso residual?

Osso residual formado por uma fina camada de osso cortical, circundado por osso esponjoso de baixa densidade. Melhor para se fazer carga imediata, porque se tem estabilidade primária, tendo assim uma resistência muito maior.

O que é Fibrointegração?

Comprovadamente 98% dos casos ocorre a ósseointegração, nos 2% restantes pode acontecer a “FIBROINTEGRAÇÃO” situação onde fibras se ligam ao implante e não possuem resistência suficiente para suporta um dente podendo gerar alguma dor ao paciente.

O que é transmucoso?

O perfil transmucoso, também, conhecido como colar ou cinta, pode estar ou não presente no mini-implante. Corresponde à surperfície lisa logo abaixo da cabeça, deve ficar localizado no espaço transmucoso depois de instalado o mini-implante.

Como ocorre o processo de osseointegração?

Trata-se da união entre o osso do dente e uma superfície de titânio, incorporada a ele. Assim, o paciente pode viver normalmente com esse dispositivo bucal, como se fosse um dente natural. Isso é possível porque o pino de titânio tem uma biocompatibilidade, ficando incorporado ao osso de maneira natural.

Como saber se o implante está Osseointegrado?

Em quanto tempo ocorre a osseointegração do implante?

  1. a área em que o implante está sendo instalado;
  2. se é uma área enxertada ou reconstruída;
  3. se a região é muito ou pouco vascularizada;
  4. o implante que será utilizado;
  5. o tipo de tratamento de superfície desse implante.

Qual o preço de implantes Dentarios?

Afinal, quanto custa um implante dentário? O preço médio de um tratamento utilizando materiais nacionais, custa entre R$ 800,00 a R$ 3.

O que é enxerto no dente?

O enxerto ósseo dentário é um procedimento cirúrgico que consiste em retirar um fragmento de osso de um local adequado que pode ser a mandíbula do paciente, por exemplo, e implantá-lo no local que se quer fazer o reparo.

Qual anestesia é usada para implante de dente?

Olá! É aconselhável a anestesia local para extrair e fixar implantes, porém com a sedação consciente o conforto é MUITO maior, porque você não verá nada da cirurgia, só acordará ao final (medicamento intra-venoso que te induz a "dormir").

Quanto tempo leva para passar o efeito da anestesia odontológica?

A anestesia é utilizada em procedimentos como extração dentes e canal, e pode demorar entre 2 a 12 horas para passar, dependendo do tipo e da quantidade de medicamento utilizado.

Qual o tempo de jejum para cirurgia com anestesia geral?

Antes de tomar anestesia geral, o paciente deve fazer jejum de 8 horas e suspender medicações que interfiram no efeito da anestesia, daí a importância de comunicar o médico sobre quaisquer medicamentos que estejam em uso.

Por que não pode beber água antes de cirurgia?

Jejum pré operatório em adultos para prevenção de complicações perioperatórias. Anestesia geral reduz os reflexos que impedem que o suco gástrico regurgitado alcance os pulmões Como pode ser perigoso, as pessoas são aconselhadas a não comer ou beber a partir da meia-noite antes de uma cirurgia.

Quanto tempo de jejum antes da cirurgia?

Normalmente, indica-se que o tempo de jejum necessário para se realizar uma cirurgia seja de aproximadamente 12 horas, de forma a evitar que complicações e interações com a anestesia, por exemplo, surjam no momento do procedimento.

Porque jejum de 8 horas para cirurgia?

O Jejum é importante porque quando é realizada a anestesia, os reflexos de proteção do estômago são afetados e todo o alimento e líquidos podem voltar e ir para os pulmões, causando uma pneumonia aspirativa, que é muito GRAVE.