O que são Fossetas gástricas e qual é o tipo de célula que as constituem?

O que são Fossetas gástricas e qual é o tipo de célula que as constituem?

Figura 8.

Quais as camadas da parede do trato gastrointestinal?

A parede do estômago consiste em 4 camadas de tecido. De superficial (interna) para profunda (externa), estas camadas são a mucosa, submucosa, muscular externa e serosa. Este arranjo em camadas segue a mesma estrutura geral em todas as regiões do estômago e ao longo de todo o trato gastrointestinal.

Quais são os órgãos do trato gastrointestinal?

O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Quais são as principais funções do trato gastrointestinal?

O trato GI processa os alimentos para obter energia e livrar o corpo de resíduos sólidos. Depois que os alimentos são mastigados e engolidos, passam pelo esôfago, onde um tubo transporta os alimentos da garganta até o estômago.

Quais os tipos funcionais de movimentos do sistema gastrointestinal?

TIPOS FUNCIONAIS DE MOVIMENTOS NO TRATO GASTRINTESTINAL O trato gastrintestinal apresenta dois tipos de movimento: propulsivo (movimentos peristálticos propriamente ditos) e mistura (ajudam os peristaltismos, mas tem uma função de misturar e homogeneizar o bolo alimentar).

Quais as secreções produzidas pelas estruturas do trato gastrointestinal?

Funções Digestivas

  • Digestão do alimento;
  • Secreção do suco gástrico, que inclui enzimas digestivas e ácido hidroclorídrico como substâncias mais importantes;
  • Secreção de hormônio gástrico e fator intrínseco;
  • Regulação do padrão no qual o alimento é parcialmente digerido e entregue ao intestino delgado;

Quais são os principais estímulos para motilidade e funcionamento gastrointestinal?

Hormônios produzidos por células diferenciadas na mucosa, como a secretina, a colecistocinina e outros, modificam a motilidade. O estímulo para os movimentos é a presença do alimento que é detectada pelos receptores de estiramento da parede e pelos quimioreceptores que analisam a composição química do quimo.

O que são ondas lentas no trato gastrointestinal?

Os ciclos de contração e relaxamento do músculo liso são associados a ciclos de despolarização e repolarização, denominados potenciais de ondas lentas, ou simplesmente ondas lentas. ... A frequência das ondas lentas varia em cada região do trato GI, variando de 3 ondas/ min no estômago a 12 ondas/min no duodeno.

O que são as ondas lentas de despolarização do TGI?

Ondas Lentas: Estas ondas lentas estabelecem a frequência máxima de contrações, pois a despolarização da onda lenta atinge limiar crítico para ocorreram pontenciais de ação (PA) em picos. Essa atividade elétrica se origina de células do músculo liso especializado, denominados células intersticial de Cajal (CIC).