Qual é o conceito de sociedade disciplinar de Michel Foucault?

Qual é o conceito de sociedade disciplinar de Michel Foucault?

Foucault denomina esse período de sociedade disciplinar, pois traz como características essenciais a distribuição dos indivíduos em espaços individualizados, classificatórios, combinatórios, isolados, hierarquizados, capazes de desempenhar funções diferentes segundo o objectivo especifico que deles exige.

Em que consistia a compreensão de Michel Foucault sobre os Micropoderes?

Diferentemente de Hobbes, Foucault não acredita que somente o soberano exerce poder sobre o indivíduo. Os “micropoderes” (família, Igreja, etc) são detentores de grande influência nas atitudes humanas, deixando os homens aptos para o controle do Estado.

O quê Michel Foucault dizia sobre a escola em sua obra Vigiar e Punir?

Para Foucault, a escola é uma das "instituições de seqüestro", como o hospital, o quartel e a prisão. ... Com o advento da Idade Moderna, tais instituições deixam de ser lugares de suplício, como castigos corporais, para se tornarem locais de criação de "corpos dóceis".

Qual é a função da pena em Foucault?

Uma análise crítica sobre as finalidades da pena à luz da obra de Foucault. Publicado em 08/2014 . Elaborado em 10/2013 . ... A Teoria Absoluta ou da Retribuição defende que a finalidade da pena é a de tão somente punir o autor da infração penal, estando a sanção desvinculada de sua repercussão no meio social.

Qual a diferença entre o conceito de poder desenvolvido por Foucault e o poder compreendido pela tradição?

A principal diferença entre o conceito de poder de Foucault e o conceito de poder estabelecido pela tradição filosófica é a escala: a tradição vê o poder como uma macroestrutura, onde aqueles imbuídos de poder são as figuras centralizadas, como os reis ou os grandes conquistadores da História, emanando o poder de suas ...

O que é o indivíduo para Paul Ricoeur?

é o indivíduo capaz de praticar ações e por elas se responsabilizar, embora possa falhar na realização desse intento.

Como o conceito de poder e mobilizado na teoria de Michel Foucault?

O poder em Foucault é pensado como relação, ele raramente usa a palavra poder, mas a expressão - relações de poder - e quando usa a primeira é sempre no sentido da segunda. O poder pensado como relações de poder traz a ideia de força.

O que são os discursos e práticas segundo Michel Foucault?

O programa de Foucault Os discursos são praticas descontínuas que podem se ignorar ou se excluir. Especificidade: o discurso não é um jogo de significações prévias nem cúmplice do nosso conhecimento, mas sim uma violência imposta às coisas e uma prática a elas imposta.

O que vem a ser compreendido como discurso?

O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.

Para que servem os discursos?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.