O que Platão quis dizer com a alegoria da caverna?

O que Platão quis dizer com a alegoria da caverna?

Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão, que consiste na tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro “mundo real”, baseado na razão acima dos sentidos.

Quais são as 5 lições da Alegoria da Caverna do filósofo Platão?

*a luz vai criar incômodo é mais difícil sair da ignorância, mas aceitar a própria ignorância é um grande passo. *habituar-se para poder contemplar o mundo superior, fundamentar a nossa existência sobre o bem transcendente aquele que está além de nós e da sentido a tudo.

Porque o prisioneiro voltaria para a caverna?

O mito sobre prisioneiro que foram colocados no fundo de uma caverna desde o nascimento, acorrentados no pescoço, nos braços e nos pés, de maneira que não conseguir mover-se de um lado para o outro. ... Voltaria à caverna para passar todo conhecimento aos seus colegas e para buscá-los pra conhecer mundo de fora.

Por que Platão distinguiu entre o sensível e o inteligível qual a relação dessa distinção com o mito da caverna que vimos no capítulo 1?

Resposta: No Mito da Alegoria da Caverna, Platão correlaciona o conhecimento do filósofo protagonista por meio do conhecimento sensível para o inteligível. ... E o segundo, o conhecimento inteligível, representa o conhecimento real baseado naquilo que realmente é.

O que é o conhecimento inteligível?

Conhecimento sensível é o conhecimento obtido através dos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar. ... Já o conhecimento inteligível, é o conhecimento obtido através do intelecto (pensamento, intuição intelectual). Este tipo de conhecimento é objetivo (não subjetivo), ele comum a qualquer pessoa.