Como são os verbos abundantes?

Como são os verbos abundantes?

Gramática. Os verbos abundantes são aqueles que apresentam mais de uma forma equivalente em determinadas conjugações. É mais comum que essa abundância ocorra especificamente no particípio, o que chamamos de particípio duplo.

Por que o verbo falir e defectivo?

O verbo falir é um verbo defectivo, não sendo conjugado em todos os tempos e pessoas. No presente do indicativo é conjugado apenas no nós e no vós. Não é conjugado no presente do subjuntivo.

Como se conjuga o verbo polir?

polir - verbo
Indicativo
PresentePretérito imperfeitoFuturo imperfeito
pulo pules pule polimos polis pulempolia polias polia políamos políeis poliampolirei polirás polirá poliremos polireis polirão
Conjuntivo / SubjuntivoInfinitivo
PresentePretérito imperfeitopolir

O que significa a palavra polir?

Significado de Polir verbo transitivo Tornar luzidio; dar lustre a; brunir. Retocar, corrigir, aperfeiçoar.

Como é o verbo no infinitivo?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

O que significa um verbo no infinitivo?

O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.

Mais tópicos