Em que consiste a ortotanásia?

Em que consiste a ortotanásia?

Esta corresponde à prática ativa de se interromper a vida de um paciente com doença em estágio irreversível e sem possibilidade de melhora; com o objetivo de cessar sua dor. ... Cabe à ortotanásia a promoção de cuidados paliativos ao paciente, até o momento de sua morte.

Quais são os tipos de eutanásia?

Tipos mais comuns de eutanásia

  • Eutanásia ativa – maneira mais radical, trata-se da aplicação de drogas letais ou do desligamento dos aparelhos que mantém o paciente vivo. ...
  • Eutanásia Passiva – é a interrupção do tratamento com o objetivo de minorar o sofrimento do doente. ...
  • DNR – do inglês Do Not Ressucitate, significa não ressuscitar.

Em que ano foi criado a eutanásia?

A palavra EUTANÁSIA foi criada no séc. XVII pelo filósofo inglês Francis Bacon, quando prescreveu, na sua obra “Historia vitae et mortis”, como tratamento mais adequado para as doenças incuráveis (SILVA, 2000). ... Em sentido literal, a “eutanásia” significa “Boa Morte”, a morte calma, a morte piedosa e humanitária.

Qual o conceito legislativo de morte?

Em outras palavras, é um prolongamento artificial da vida do paciente, sem chance de cura ou de recuperação da saúde segundo o estado da arteda ciência da saúde, mediante conduta na qual “não se prolonga a vida propriamente dita, mas o processo de morrer”[8].

O que é uma morte digna?

Morte digna – A morte natural, com todos os alívios médicos adequados, através de uma intervenção global no sofrimento humano. Também é denominada ortotanásia. ... Eutanásia – Acção ou omissão por parte do médico com intenção de, por compaixão, provocar a morte do paciente em sofrimento e a pedido deste.