Quais os cuidados de enfermagem com a PIC?

Quais os cuidados de enfermagem com a PIC?

Os cuidados de enfermagem realizados para esse paciente em virtude do sistema DVE/PIC foram: cabeceira do leito elevada entre 30 a 45 graus; sistema DVE/PIC em um suporte exclusivo; checagem do sistema a cada 6 horas; zerar o cateter de DVE no conduto auditivo externo, evitando o tracionamento do mesmo, em caso de ...

Como se monitora a PIC?

A monitorização da PIC é feita por meio da análise da pressão liquórica, a partir de parafusos cranianos e cateteres de silicone ou polietileno e, também de fibra ótica, conectados à monitores.

O que leva uma pessoa ter PIC?

A PIC está diretamente relacionada ao volume no crânio. Uma elevação acima do normal pode causar uma redução no fluxo sangüíneo, resultando em isquemia ou lesão estrutural, decorrente de compressão ou atrito do tecido cerebral com o crânio, causando complicações secundárias.

Qual o objetivo da Monitorização da PIC?

A monitorização da pressão intracraniana (PIC) vida estabelecer os níveis de pressão e também oriente e racionaliza o emprego das medidas terapêuticas, além de avaliar sua eficácia ao longo do tratamento.

Qual o sinal mais precoce da elevação da pressão intracraniana?

Os principais sinais e sintomas associados ao aumento da pressão intracraniana (PIC) correspondem à cefaléia, náuseas, vômitos e letargia, podendo ocorrer sintomas focais devido a lesões ocasionando síndromes de herniação.

São considerados sinais de elevação rápida da pressão intracraniana?

Clinicamente, os sintomas de aumento da PIC incluem cefaleia de forte intensidade, náuseas e vômitos (em jato) e rebaixamento do nível de consciência.

Quais são os sinais de hipertensão intracraniana?

Os sinais e sintomas de hipertensão intracraniana podem incluir:

  • Dor de cabeça persistente;
  • Alteração no nível de consciência;
  • Vômitos;
  • Alterações na visão, como pupilas dilatadas, pontos escuros, visão dupla ou embaçada;
  • Zumbido no ouvido;
  • Paralisia de um membro ou de um lado do corpo;
  • Dor nos ombros ou pescoço.

Quais as principais complicações da elevação da hipertensão intracraniana?

Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.

O que é efeito de massa cerebral?

Qualquer massa localizada na região da hipófise pode causar sintomas inespecíficos. Estes incluem dor de cabeça, náuseas e vômitos, que podem corresponder a um aumento da pressão intra-craniana.

Quem tem hipertensão intracraniana pode engravidar?

A gravidez pode piorar o quadro de hipertensão intracraniana enquanto estiver fazendo apenas tratamento clínico. Converse com o médico assistente e obstetra antes de engravidar.

O que é a hipertensão intracraniana idiopática?

A hipertensão intracraniana idiopática é caracterizada pelo aumento da pressão dentro do crânio (pressão intracraniana). Ainda não foi determinado o que desencadeia o problema. As pessoas têm cefaleias diárias ou quase diárias, às vezes com náuseas, visão turva ou dupla, e ruídos dentro da cabeça (acúfeno).

O que é pressão de perfusão cerebral?

A pressão de perfusão cerebral (PPC) é a diferença entre a pressão arterial média e a pressão intracraniana (PIC). A pressão arterial média pode ser medida por monitorização intra-arterial da pressão sanguínea e certamente o valor encontrado será mais preciso , 4 .

Qual o valor normal da PPC?

São considerados como valores normais ou desejáveis, valores de PIC menores que 10 mm Hg (tolerada até 20 mm Hg), pressão de perfusão cerebral (PPC) acima de 70 mm Hg e a pressão arterial média (PAM) entre 70 e 110 mm Hg. Aumentos da PIC podem ocasionar diminuição da PPC, se não houver aumento concomitante da PAM.

Quanto maior a pressão intracraniana PIC maior será a pressão de perfusão cerebral PPC?

Quanto maior a pressão intracraniana (PIC) maior será a pressão de perfusão cerebral (PPC). O fluxo sanguíneo dentro do cérebro será normal se a pressão arterial média (PAM) for igual à pressão intracerebral (PIC). Se a pressão de perfusão cerebral cair para menos de 40 mmHg, ocorre isquemia cerebral.

O que é pressão craniana?

Pressão intracraniana (PIC) é pressão exercida pelo crânio sobre o tecido cerebral, fluido cerebroespinhal e sangue circulante do cérebro.

O que é hérnia no cérebro?

A herniação cerebral ocorre quando o aumento da pressão intracraniana causa protrusão anormal do tecido cerebral ao longo das aberturas nas barreiras intracranianas rígidas (p. ex., incisura tentorial).

O que é uma herniação?

Hérnia é a protusão, ou seja, o escape parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abriu, seja por má formação ou enfraquecimento, nas camadas de tecido protetoras dos órgãos internos do abdome.

O que é Herniacao?

Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão interno se desloca e acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo, como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna, por exemplo.

O que é herniação das tonsilas Cerebelares?

Herniação tonsilar é uma herniação da fossa posterior caracterizada por herniação das tonsilas cerebelares através do forame magno. Esse processo resulta na compressão do tronco cerebral, o qual contém importantes centros homeostáticos, incluindo centros que regulam a respiração e nível de consciência.