Quais as conjunções subordinadas?

Quais as conjunções subordinadas?

As conjunções subordinativas são os termos que ligam duas orações sintaticamente dependentes. ... As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.

O que é Subordinativa?

São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome de oração subordinada. Veja o exemplo: O baile já tinha começado quando ela chegou.

Quais os tipos de conjunções subordinativas adverbiais existem?

São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.

O que é conjunção subordinativa integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.

Quando se é conjunção integrante?

Enquanto conjunção a palavra SE pode ser: 1.

Que Conjuncao integrante ou pronome relativo?

Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. ... Por tal razão é que ele se classifica como um pronome relativo, haja vista que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.

Quais são as funções sintáticas do pronome relativo?

Os pronomes relativos desempenham função sintática, na oração adjetiva. a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. ...

Qual é a função do pronome relativo que nas duas situações em que ocorre?

Resposta. Resposta: Pronome relativo é aquele que, normalmente, refere-se a um termo anterior (o antecedente) dentro de um enunciado, substituindo-o para que não seja necessário dividir a ideia em várias orações ou torná-la muito repetitiva.

Qual é a função sintática do pronome isso?

Complemento nominal, uma vez que completa o sentido do adjetivo “capaz”. Admiro o grande homem que você é. Este é o jornal por que fui homenageado.

Que função sintática momentâneo e uma exerce na frase?

D) Que função sintática momentâneo e uma exercem na frase? Comparação verbal.

Quais são as funções sintáticas do substantivo?

Observe que, em (1), o substantivo desempenha a função de sujeito da oração. Já em (2), o substantivo age como predicativo do sujeito. Assim, podemos perceber que essa classe de palavras, o substantivo, pode exercer diferentes funções sintáticas dentro das orações.