O que significa a palavra impetrado?

O que significa a palavra impetrado?

Significado de Impetrado substantivo masculino Autoridade judicial contra a qual se requer um habeas corpus, um mandado de segurança ou qualquer outra medida de teor judicial. Judiciário. Pessoa contra a qual se coloca um recurso ou ação judicial. adjetivo Que se conseguiu impetrar, solicitar por requerimento.

O que significa impetrar um processo?

Significado de Impetrar verbo transitivo direto Ajuizar; levar a juízo; demandar judicialmente: impetrou o divórcio. [Jurídico] Solicitar por meio de requerimentos: impetrar um processo.

O que quer dizer a palavra interposto?

Significado de Interposto adjetivo Que se conseguiu interpor; que foi colocado no meio de; intercalado. Que pode ser utilizado como intermédio.

O que é um recurso interposto?

É um recurso que busca a reanálise da causa e o prevalecimento do voto do julgador vencido, em casos de julgamento colegiado por maioria. É cabível contra decisão de turma, em recurso especial, que guarde divergência de decisão de outra turma, seção ou Corte Especial.

Como fazer uma interposição de recurso?

Como redigir um bom recurso para concursos públicos

  1. Formule justificativas claras. ...
  2. Apresente fundamentação teórica e legal, sempre que possível. ...
  3. Use tom respeitoso e neutro. ...
  4. O resultado valerá para todos. ...
  5. Busque auxílio na preparação de recursos com o VIPJUS.

Qual é o prazo para interposição de recurso?

15 dias

O que quer dizer juntada de interposição de recurso?

Das duas uma: Ou o juiz reconhece que apesar de julgado o processo ainda não teve seu trânsito, e receberá o recurso, dando seguimento ao feito. Ou, confirmará o trânsito, declarara o recurso intempestivo, e fim de papo.

O que quer dizer comunicação de interposição de recurso do INSS?

Ela é um momento dado ao trabalhador para ele defender seu direito à aposentadoria (ou outro benefício previdenciário) antes da Junta Recursal dar a decisão. Nesse momento pode falar sobre a validade dos documentos, sobre o cálculo apresentado ao INSS, sobre o resultado de um laudo médico, etc.

O que é interposição de recurso de apelação?

No direito processual civil brasileiro, apelação é o recurso processual previsto para ser interposto contra a sentença proferida por juiz de primeiro grau, com ou sem resolução de mérito (art. 1.

Quem interpos o recurso?

577, caput, do CPP (“O recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público, ou pelo querelante, ou pelo réu, seu procurador ou seu defensor.”); do art.

O que significa eventual recurso?

Ausência de previsão e recurso próprio na legislação processual civil para tanto. Matéria que deve ser reavivada em eventual recurso (apelação ou contrarrazões).

O que quer dizer julgo deserto o recurso?

Isso ocorre quando o valor do preparo não é pago ou é insuficiente, todavia há possibilidade de complementar o valor em cinco dias, como aponta o §2º do artigo 511, do Código de Processo Civil.

Quando o recurso é considerado deserto?

Recurso só é deserto após esgotamento do prazo para regularizar custas. O artigo 1.

O que é uma apelação deserta?

O réu encontra-se preso por condenação a três processos diante do art. 157 do cpb. Segundo a promotora a apelação encontra-se deserta por ter passado do prazo, ou seja o réu foi citado no mês de abril desses dois processos e a advogada foi intimada em julho. ...

O que é a deserção no processo civil?

Deserção, no âmbito do processo civil, é o abandono processual pelas partes em decorrência do não recolhimento das custas devidas, em prazo regimental.

O que quer dizer a palavra deserção?

Defecção; abandono ou afastamento de um lugar que se frequentava ou de algo em que se participava por dever, compromisso, obrigação ou afinidade: deserção de fiéis; deserção de adeptos do partido.

O que é à revelia no processo civil?

Revelia é ausência da contestação por parte do réu e, como consequência, gera presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor. A palavra revel, de origem latina rebēllis, nos traz a ideia de 'que se rebela, que se subleva, rebelde'.

Quem pode ser dispensado do preparo recursal?

511, CPC). São dispensados de preparo os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelos Estados e Municípios e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal (beneficiário da justiça gratuita).

O que ocorre com o recurso nos casos de insuficiência e de falta de recolhimento de preparo?

Na falta de comprovação do recolhimento do preparo no ato da interposição do recurso, o recorrente será intimado para realizá-lo em dobro, sob pena de deserção, nos termos do art. 1.

Quem está dispensado de preparo quando da interposição do recurso?

O Código de Processo Civil , no seu art. 511 , prevê as hipóteses de dispensa de preparo para a interposição do recurso, sendo dispensados o Ministério Público, a União, os Estados e respectivas autarquias, e os que gozam de isenção legal.

Qual a solução processual se durante o prazo para a interposição do recurso sobrevier o falecimento da parte ou de seu advogado?

"Se, durante o prazo para a interposição do recurso, sobrevier o falecimento da parte ou de seu advogado ou ocorrer motivo de força maior que suspenda o curso do processo, será tal prazo restituído em proveito da parte, do herdeiro ou do sucessor, contra quem começará a correr novamente depois da intimação".

Quais recursos são exigidos preparo?

Não são todos os recursos que exigem o preparo. Há aqueles que o dispensam: agravo retido, embargos infringentes de alçada, agravo de instrumento contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou extraordinário, recursos do ECA, agravo interno e embargos de declaração.

É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos?

A resolução dispensa o recolhimento do porte de remessa e retorno na hipótese de autos eletrônicos. No caso de ações originárias (ajuizadas diretamente no STJ), o comprovante de recolhimento e a guia das custas devem ser apresentados no ato do protocolo.

O que quer dizer recolhimento do porte de remessa e de retorno dos autos?

O porte de remessa e retorno dos autos é a quantia devida para custear o deslocamento do processo até a sede do STJ em Brasília, onde será julgado, e a devolução ao tribunal de origem. O valor deve ser previamente pago sempre que o processo tramitar em um tribunal e uma das partes interpuser recurso para o STJ.

Qual o valor do porte de remessa e retorno?

DESPESAS COM PORTE DE REMESSA E RETORNO DE AUTOS
DescriçãoValorRecolhimento
Porte de Remessa e Retorno - Mídias e ObjetosR$ 43,00 por volumeRecolhimento em favor do Fundo Especial de Despesa do Tribunal - FEDT. Código 110-4 *

O que é porte de retorno no agravo de instrumento?

O porte de remessa e retorno dos autos é a quantia devida para custear o deslocamento do processo até a sede do STJ em Brasília, onde será julgado, e a devolução ao tribunal de origem. O valor deve ser previamente pago sempre que o processo tramitar em um tribunal e uma das partes interpuser recurso para o STJ.

Quem são os recorrentes que são isentos de custas judiciais?

4: São isentos de pagamento de custas: -a União, os Estados, os Municípios, os Territórios Federais, o Distrito Federal e as respectivas autarquias e fundações - Art. 39 da Lei Nacional nº 6.