Quais são as obras de Wallon?

Quais são as obras de Wallon?

A evolução psicológica da criança1968

O que é emoção para Wallon?

Henri Wallon (1879-1962), responsável por investigar a emoção geneticamente, diz que ela é a primeira manifestação de necessidade afetiva do bebê e o elo dele com o meio, tanto biológico como social. Isto é, quando a pessoa nasce, ela é só emoção. ... A comunicação não é o único papel da emoção.

Como você avalia a importância da afetividade para o processo de ensino e aprendizagem?

De acordo com a teoria walloniana, a afetividade é de suma relevância no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. ... O docente precisa ser perceptivo, criar vínculo afetivo com o aluno, despertando-lhe emoções e sentimentos através de uma relação de afeto .

Qual a relação e importância da afetividade no processo de aprendizagem infantil?

A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.

Qual a diferença entre Wallon Vygotsky e Piaget?

Ainda que esses autores compartilhem dos pressupostos interacionistas, as diferenças entre eles são grandes e não podem ser negligenciadas. Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados.

Qual a teoria de Vygotsky e Wallon?

Wallon e Vygotsky concordam que o sujeito é determinado pelo organismo e pelo social que estrutura sua consciência, sua linguagem, seu pensamento, a partir da apropriação ativa das significações histórico-culturais.

Porque Piaget é considerado um construtivista e Vygotsky um interacionista?

Pioneiro na teoria interacionista, Piaget apresenta uma tendência “hiper construtivista” em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito, Vygotsky, teórico igualmente importante nessa abordagem, apresenta ênfase no aspecto interacionista, pois considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre ...

O que é a equilibração Para Piaget?

Com o conceito de equilibração, Piaget demosntrou que a Inteligência deve ser confrontada para evoluir. Conseguir o equilíbrio, atingir uma posição estável após superar dificuldades e sobressaltos. ... A obra de Jean Piaget (1896-1980) defende que esse processo também ocorre com a inteligência.