Qual é a função de um varistor?

Qual é a função de um varistor?

Um varistor ou VDR (do inglês Voltage Dependent Resistor) é um componente eletrônico cujo valor de resistência elétrica é inversamente proporcional ao valor da tensão aplicada aos seus terminais. Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varistor aumenta, sua resistência diminui.

Como saber qual varistor usar?

Sempre que você puder dê preferência para varistores de 20 mm de diâmetro, pois duram mais são mais resistentes, aguentam uma absorção de energia maior, levam muito mais tempo para serem trocados..

O que tem por dentro de um DPS?

Por dentro do cartucho temos apenas um componente elétrico que é o varistor, a peça azul que ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. ... Explicando o seu funcionamento de uma forma bem simples, o varistor é um resistor que tem uma resistência modificada pela tensão.

Como saber se um resistor está ruim?

Se ao realizar o teste de continuidade no resistor, chave ou condutor elétrico, e indicar no display circuito aberto, significa que o resistor está queimado, a chave está aberta e o condutor elétricos está rompido.

Como medir SMD?

  1. Conheçer o código de cores.
  2. Saber fazer a leitura no resistor alguns são por faixas coloridas outros são por números.

Como faço a leitura de um resistor SMD?

Os dois primeiros dígitos dão os três dígitos significativos da resistência, conforme uma tabela que deve ser consultada e que é dada a seguir. O terceiro símbolo é uma letra que indica o fator de multiplicação. Por exemplo, um resistor com a marcação 22 A é um resistor de 165 Ω.

Como identificar um Fusivel SMD?

Os fusíveis com tecnologia SMD ("superficial monting device") são difíceis de ser encontrado nas placas pelos técnicos novatos, por serem pequenos e apresentar poucas informações em seu corpo, o que é uma característica dos componentes SMD....Códigos para Fusíveis SMD.
Corrente em Ampéres (A)Código de Marcação
2,25N
2,5O
3P
3,5R

Como medir um diodo SMD na placa?

Para medir o diodo com o multímetro digital, vamos usar a escala de Diodo, ai é fácil, não é? já vem o desenho do diodo na escala do multímetro. No multímetro analógico, vamos usar a escala de X1 e na escala de X10k para medir o diodo comum, sem ser zener.

O que é um diodo SMD?

Um Diodo SMD é um componente fabricado com materiais cristalinos semicondutores que possui junções P-N internas conectadas em dois terminais. O menor tamanho do diodo SMD comparado com o diodo tradicional traz como maior benefício a maior velocidade de transmissão dos sinais elétricos com a menor perda possível.

Como identificar um diodo SMD?

Acima um exemplo, um diodo com encapsulamento SOT-323, o mesmo usado por transistores SMD, sua marcação é D5, se procurar na tabela de diodos abaixo, vamos achar o seguinte resultado, FMMD914 1N914. Isso quer dizer que esse diodo é um diodo de comutação de alta velocidade, e seu substituto é o1N914 ou 1n4148.

Como identificar diodo Zener SMD?

A maneira mais fácil e óbvia de descobrir a tensão de um diodo Zener é olhar o código impresso ou as faixas coloridas no corpo do mesmo e consultar a Internet.

Como identificar os diodos?

Se a tensão no sentido direto for maior que a tensão de barreira o diodo deve estar operando como circuito aberto; Se a tensão em ambos os sentidos for zero, o diodo está em curto; Se a tensão em ambos os sentidos for superior à da barreira de potencial, o diodo está funcionando como circuito aberto.

O que é transistor SMD?

O transistor é um componente de circuito elétrico, cujo nome vem do termo transfer resistor, ou seja, resistor de transferência, que se tornou popular nos anos de 1950, sendo ele o grande responsável pela revolução da eletrônica.

Como ler o código dos transistores?

Estes números estão na forma de: dígitos, letras e números seqüenciais [sufixo]. A letra é sempre 'N', e oprimeiro digito é 1 para diodos, 2 para transistores , 3 para dispositivos de 4 camadas e assim por diante. Mas 4N e 5N são reservados para acopladores oticos. Os números seqüenciais começam em 100 até 9999.

Como fazer a leitura de um transistor?

As marcações vem na seguinte oredem: DIGITO, LETRA, NUMERO DE SERIE e SUFIXO. O digito é sempre um menos o número de terminais do transistor, deve ser lembrando que os numero 4 e 5 são reservados para optoaclopadores. A letra é sempre N e o numero de série varia de 100 a 9999.

Como identificar o tipo de transistor?

Se nessas duas últimas provas, onde deveríamos encontrar resistências baixas, forem encontradas resistências altas é sinal que o transistor se encontra aberto. Se forem encontradas resistências muito baixas, onde deveriam ser encontrados valores altos, é sinal que o transistor se encontra em curto.

Como saber a potência de um transistor?

É a conhecida fórmula (pelo menos deveria ser) P = V x I. No caso dos transistores, se for um bipolar ela “vira” PD = VCE x IC (os livros didáticos, às vezes, colocam PC referindo-se a potência dissipada no coletor).

Como funciona um transístor de potência?

O transistor bipolar de potência. ... Transistor significa Transfer-Resistor ou resistor de transferência. Ele se comporta como um resistor cuja resistência pode ser variada por uma corrente de base. No entanto, mesmo na saturação, a resistência entre coletor e emissor não é nula, o que significa que calor é gerado.

Quais são os transistores de potência?

No mercado existem três tipos diferentes de transistores de potência: o bipolar, o unipolar ou FET (Field Effect Transitor) e o IGBT.

Como saber se a potência do som queimou?

Uma leitura de zero lá ou em qualquer ponto do quadro após a resistência significa que ela é queimada. Este teste também funciona para transistores. Quando um resistor ou transistor recebe um pico de potência, ele é interrompido para proteger o restante do amplificador.

Mais tópicos