Quando usar letra maiúscula depois de ponto e vírgula?

Quando usar letra maiúscula depois de ponto e vírgula?

Como o sinal de ponto e vírgula é utilizado para complementar uma oração, a palavra que vem logo após deve começar com letra minúscula. Isso porque não foi iniciada uma nova sentença. Utiliza-se letra maiúscula somente após sinais que encerram uma frase, como ponto final, interrogação ou exclamação.

Quando se usa letra maiúscula e minúscula?

Maiúscula e Minúscula

  1. Ao escrevermos usamos letras maiúsculas e minúsculas, que variam de acordo com as palavras.
  2. As letras maiúsculas são usadas no início das frases, que continuam a serem escritas com letras minúsculas.

Quando uso 2 pontos?

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Quando usamos o travessão depois de letra minúscula?

Se houver mudança de linha, e a nova frase inicia-se com travessão, ou seja, uma nova fala (discurso direto), então, letra maiúscula, e esta será a primeira da linha.

O que significa a palavra reticência?

Significado de Reticência substantivo feminino plural Reticências. Numa produção escrita, a representação dos três pontos (...) que seguem a última palavra, geralmente colocados para omitir alguma coisa ou para indicar uma ideia não concluída. Etimologia (origem da palavra reticência).

O que significa o sinal de reticências?

As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso. Esse sinal de pontuação pode ser utilizado em diversas situações.

Qual é a função dos dois-pontos nessa anedota?

Resposta. Resposta: O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Como usar os dois pontos?

Os dois-pontos são utilizados antes:

  1. do discurso direto;
  2. de uma enumeração;
  3. de uma citação;
  4. de uma explicação, resumo, esclarecimento, causa ou consequência;
  5. de informações importantes como observações, notas e exemplos;
  6. de orações apositivas;
  7. do vocativo inicial de comunicações.

Quais são os tipos de sinais de pontuação?

Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.

Como por exemplo virgula ou dois pontos?

E termina dizendo: «Em geral, empregam-se os dois pontos em seguida às expressões: a saber, o seguinte, tais são por exemplo (p. ex.), verbi gratia». Em presença desta doutrina, com a qual concordo, saiu-me o tal atrevido «sem pés nem cabeça», que já retirei.

Porque a palavra Enchiquetei está entre aspas?

Questão 4 – As aspas indicam que a palavraenchiquetei”: ... Questão 5 – As palavras “frustração, decepção, rejeição” pertencem à classe dos: Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.