Como iniciar uma resenha crítica?

Como iniciar uma resenha crítica?

Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita

  1. Identifique e apresente a obra analisada.
  2. Faça um panorama inicial.
  3. Descreva a estrutura da obra.
  4. Discorra sobre conteúdo.
  5. Faça sua análise crítica.
  6. Identifique o público-alvo e faça recomendações.
  7. Discorra um pouco sobre o autor.

Como deve ser feita uma resenha crítica?

A obra: título, subtítulo (se houver) e ano de publicação. O autor: nome, nacionalidade, data de nascimento e morte, algumas características que o destaque. O tema: o tema central levantado pelo autor da obra e que será apresentado na resenha.

O que uma boa resenha deve ter?

Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor). Uma resenha pode ser: ... A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as idéias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade.

O que não pode faltar em uma boa resenha?

Não pode faltar: - Descrição: resumir o texto a ser resenhado, de três a cinco parágrafos. “Esses valores não são fixos, apenas os mais usuais”, orienta Dimas.

O que é uma resenha como fazer?

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).

Quais são as características de uma resenha?

A resenha é um gênero textual cuja principal característica é a objetividade. Contudo, é preciso cautela para não confundir objetividade com superficialidade. A resenha é um gênero textual sucinto, cuja principal característica é tecer, de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto. ...

O que é resenha crítica e suas características?

Resenha crítica é um tipo de resumo informativo e interpretativo sobre determinado assunto, seja uma obra literária, cinematográfica, musical e etc. ... Uma boa resenha crítica deve ser objetiva e clara, de fácil entendimento e compreensão para os leitores em geral.

Quais são as principais características de uma resenha crítica?

A resenha crítica apresenta apenas a crítica, o que não mostra diretamente uma opinião pessoal. O gênero resenha auxilia ou estimula a leitura de livros, pois ele apresenta de forma resumida e compacta a história, despertando o interesse de o leitor saber mais sobre ela.

O que é resenha e quais os tipos?

Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.

Quais são os tipos de resenha que existem?

Existem dois tipos de resenha: a crítica e a descritiva. A descritiva é uma apreciação acerca de um livro ou uma obra, cujo objetivo é unicamente descrever as informações contidas no texto original de modo que o leitor consiga identificar que tipo de conteúdo pode ser encontrado.

Quais são os tipos de resumo?

Quais são os 3 tipos de resumo?

  1. Resumo Indicativo. Resume somente os fatos importantes, as principais ideias, sem que haja exemplos oferecidos do texto original. ...
  2. Resumo Informativo. Resume as informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original. ...
  3. Resumo Crítico.

Quais são os principais aspectos que diferenciam o resumo acadêmico do resumo não acadêmico?

O resumo precisa ter título, nome do autor e o texto apresentando as ideias principais do conteúdo original. Deve ser organizado de acordo com uma construção lógica e cronológica. Diferente da resenha, o resumo não pode conter opiniões, a não ser que sejam do autor do texto original.

O que é o resumo informativo?

resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

O que é um resumo informativo ou analítico?

Resumo informativo ou analítico: é o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou 1/4 do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo-se, porém, as ideias principais. ...

O que é o resumo expandido?

O resumo expandido deve incluir objetivos, metodologias, referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento que deverá ser divulgado na comunidade acadêmica. Um resumo expandido é um documento, cujas idéias e significância possam ser entendidas no menor tempo possível.

O que é a metodologia em um resumo expandido?

  1. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO. ...
  2. TÍTULO DO TRABALHO: LETRAS MAIÚSCULAS, UTILIZANDO FONTE TIMES NEW ROMAN, CORPO 12, EM NEGRITO, CENTRALIZADO. ...
  3. Área do Conhecimento:
  4. Palavras-chaves: Aaaaaa; Bbbbbbb; Cccccc; Dddddd; Eeeeeee. ...
  5. OBJETIVOS. ...
  6. CONCLUSÕES. ...
  7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. ...
  8. AGRADECIMENTOS (Opcional)

O que colocar na introdução de um resumo expandido?

1- A introdução do resumo expandido deverá conter a delimitação do tema, a problemática, os objetivos, o referencial teórico e método. Isso fará com que o leitor do resumo decida se a apresentação do trabalho é pertinente ou não.

Como fazer resultados e discussões de um resumo expandido?

A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

Como publicar um resumo expandido?

O resumo expandido deve possuir em sua estrutura, introdução, material ou métodos, resultados, considerações finais e referências. Pode ser escrito por até três autores. 7. Os autores devem observar os critérios de avaliação e orientação de publicação da Revista.

Como é a formatação de um resumo expandido?

O resumo expandido deve ser redigido em documento no formato Word (. doc), papel tamanho A4, e todas as margens com 3 cm. 2. O documento deverá conter no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) páginas, incluindo todas as seções e referências.

Como deve ser feita a formatação de um resumo?

Formatação do Resumo

  1. Fonte tamanho 10 para Arial ou 12 para Times New Roman.
  2. Título centralizado, em caixa alta e negrito.
  3. Texto e palavras-chave justificados e com 1,5 cm entre linhas.