Quantas páginas tem que ter um referencial teórico?

Quantas páginas tem que ter um referencial teórico?

5

O que é um referencial teórico TCC?

O referencial teórico, ou fundamentação teórica, é a etapa do TCC que dá suporte à coleta e análise dos dados e apresenta os conceitos, teorias e modelos que irão sustentar a argumentação do pesquisador.

Como explicar o referencial teórico na apresentação do TCC?

Não perca muito tempo falando sobre referencial teórico. A dica é reunir em um ou dois slides os principais conceitos e autores estudados para embasar a investigação. Metodologia é um tópico que gera muitas dúvidas nos universitários, mas é importante falar sobre ela na apresentação do TCC.

Como fazer um referencial teórico de um projeto de pesquisa?

Como fazer o referencial teórico / fundamentação teórica? Você vai precisar pesquisar profundamente sobre o tema de pesquisa. Então, reserve um tempo especial para ler, selecionar, estudar e fazer fichamento de todos as referências bibliográficas que são importantes para seu trabalho.

O que é um marco teórico?

O marco teórico se configura como um “Levantamento preliminar do embasamento teórico que dará suporte à análise a ser desenvolvida” (CNM, 2007).

Quais são as etapas do marco teórico da pesquisa?

Quanto às etapas do projeto de pesquisa, Fachin (2002) enumera as seguintes: assunto, tema, formulação do problema (delimitação do problema), objetivos, justificativa, hipóteses (variáveis), metodologia [procedimentos metodológicos, definições de conceitos, delimitação do universo, pressupostos, anexos (cronograma da ...

O que é um marco conceitual?

Segundo Fawcet (1992) e Botha (1989) Marco Conceitual é sinónimo de Modelo Conceitual, e é definido como um conjunto de conceitos e proposições abstratas e gerais, intimamente relacionadas.

O que é uma categoria teórica?

As categorias teóricas são conceitos, “representações mentais de um conjunto de realidades em função de suas características comuns essenciais” (LAVILLE &DIONNE, 1999, p.

O que é uma categoria de análise?

Resumem-se cinco regras que orientam a etapa de criação e classificação de categorias coerentes de análise: 1) devem existir regras claras de inclusão e exclusão nas categorias; 2) as categorias precisam ser mutuamente excludentes; 3) as categorias não podem ser muito amplas, sendo seu conteúdo homogêneo entre si; 4) ...

O que é uma categoria analítica?

Categoria analítica é o que permite a análise de um determinado conjunto de fenômenos, e faz sentido apenas no corpo de uma teoria, podemos definir então como um conceito mais utilizado no mundo cientifico teórico.

O que é a categorização?

155) dizem que “categorização é um processo cognitivo de dividir as experiências do mundo em grupos de entidades, ou categorias, para construir uma ordem física e social do mundo”.

O que é categorização de produtos?

Tudo obedece a uma ordem lógica da busca que o cliente fará e a categorização é uma ordenação das informações do produto para que ele acompanhe esse caminho e possa impactar o cliente que chegar na página final, onde realiza o objetivo da busca, ou seja, irá encontrar os itens desejados.

O que significa categorização em processamento?

A categorização é o processo pelo qual ideias e objetos são reconhecidos, diferenciados e classificados, e consiste em organizar os objetos de um dado universo em grupos ou categorias, com um propósito específico.

Quais são as categorias de análise do espaço geográfico?

As principais categorias da geografia são: paisagem, território, região e lugar. A Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se de categorias para basear os seus estudos.

O que é o Marco Conceitual do PPP?

No marco conceitual a instituição discute a concepção de sociedade, ser humano, educação e a função social da escola visando constituir a práxis escolar. Para Veiga: [...] Diz respeito à concepção ou visão de sociedade, homem, educação, escola, currículo, ensino e aprendizagem.

O que é um marco operacional?

O marco operativo refere-se à forma de ação e ou operacionalização dos ideais identificados no marco político/filosófico. ... Podemos dizer que o marco operativo define-se com a proposta de ação para os diversos aspectos relevantes da instituição em relação às suas finalidades e ao que se deseja para a mesma.

O que é marco filosófico?

183), “o Marco Filosófico corresponde à direção, ao horizonte maior, ao ideal geral da instituição. É a proposta da sociedade, pessoa e educação que o grupo assume. ... Contém os critérios gerais de orientação da instituição”.

Quais são os três marcos do PPP?

Segundo Vasconcellos (2010) o PPP está estruturado em três marcos, são eles: Marco Situacional, Marco Conceitual e Marco Operacional. De início é preciso analisar o contexto em que a instituição está inserida, isto é a delimitação da situação atual, e para tal análise nos amparamos nos estudos.

Como avaliar o projeto político pedagógico?

O processo de avaliação envolve a escuta e o movimento de se colocar no lugar do outro, tornando-se, portanto, necessária a participação de todos: equipe escolar (todos de profissionais que atuam na escola), alunos (desde as crianças bem pequenas até os adultos), famílias e comunidade.

Como avaliar um projeto de ensino?

5 dicas para avaliar uma Proposta Pedagógica

  1. 1 – Métodos de ensino. É simples: nem só de brincadeira e diversão vivem as crianças! ...
  2. 2 – Verificar recursos. ...
  3. 3 – Consultar outros pais. ...
  4. 4 – Acompanhar a rotina. ...
  5. 5 – Conversar com coordenadores.

O que você sugere que seja colocado no projeto político pedagógico da escola?

O projeto político-pedagógico, também chamado de PPP, é um documento que definirá diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino consiga atingir os objetivos a que se propõe.

Quais são as etapas relevantes que devem estar contempladas no PPP?

O PPP tende a seguir um delineamento básico a partir de quatro principais etapas: identificação das finalidades, levantamento de dados específicos, implementação da proposta e acompanhamento das ações.

O que o bom projeto pedagógico deve conter?

O que o bom projeto pedagógico deve conter? Alguns aspectos básicos devem estar presentes na elaboração do projeto pedagógico de qualquer escola. ... - A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.

Quais são as etapas do projeto político pedagógico?

Na elaboração do Projeto Pedagógico podemos distinguir as seguintes etapas: o marco referencial; o diagnóstico ; a programação; e a avaliação.

O que um bom projeto pedagógico deve conter?

Para que o PPP seja redigido de maneira assertiva, ele deve conter uma visão geral sobre a instituição, especificando quais são as suas particularidades, que competências quer desenvolver nos alunos e como deseja fazê-lo.

O que é o projeto pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).