O que é TCLE na Plataforma Brasil?

O que é TCLE na Plataforma Brasil?

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE é o documento mais importante para a análise ética de um projeto de pesquisa. Pela nossa legislação, o TCLE é o documento que garante ao participante da pesquisa o respeito aos seus direitos.

Como cadastrar o projeto na Plataforma Brasil?

1. O pesquisador deve se cadastrar no site: http://plataformabrasil.saude.gov.br. Para realizar o cadastro é necessário ter em mãos: -Arquivo contendo a identidade (RG) digitalizado (frente e verso); -Uma foto; -Número do CPF e RG.

Como submeter projeto de pesquisa?

Submissão de Projetos de Pesquisa (passo a passo)

  1. Cadastro de Usuário na Plataforma: Para efetuar o cadastro é necessário possuir previamente os seguintes arquivos: ...
  2. Vínculo com a Instituição Proponente (Universidade Federal de Goiás): ...
  3. Submissão de Projetos de Pesquisa: ...
  4. Documentos Obrigatórios: ...
  5. Validação Documentação e Tramitação do Projeto de Pesquisa:

Quais os documentos obrigatórios para submissão de um projeto de pesquisa a análise do sistema ético?

1. Folha de Rosto: formulário que identifica o Projeto, o Pesquisador e a Instituição responsável pelo mesmo. ... No caso de Pós-Graduação (stricto ou lato sensu), o estudante é o pesquisador responsável pelo projeto, porém o currículo do orientador deve constar do protocolo.

Quais projetos devem ser submetidos ao CEP?

Nos termos da Resolução n. 466/12, todo e qualquer projeto de pesquisa relativo a seres humanos (direta ou indiretamente) deve ser submetido à apreciação de um CEP. Vale ressaltar que incluem os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.

O que é o comitê de ética em pesquisa?

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interes- ses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no ...

Qual é o papel do comitê de ética em pesquisa?

A principal função dos comitês de ética é proteger participantes humanos em pesquisas. ... Um comitê de ética em pesquisa tem pelo menos 5 membros, alguns deles com experiência em pesquisa ou ciências, enquanto outros não são cientistas e representam interesses comunitários.

Quais são os requisitos para a composição de um comitê de ética em pesquisa?

A organização de um CEP em pesquisa é interdisciplinar, e deve obedecer às normas da Resolução 196/962. Na formação do comitê deve haver, no máximo, 50% de seus membros de uma mesma categoria profissional, devendo também ser garantida a participação de pessoas que não sejam voltadas à pesquisa.

Qual a importância dos comitês de ética em pesquisa?

O CEP atua no sentido de colaborar com o pesquisador para que sua pesquisa se revista de um caráter ético, resguardando os sujeitos direta ou indiretamente afetados por ela. Cabe ressaltar que não apenas projetos com intervenção direta, como os da área médica, devem ser submetidos ao CEP.

Por que a ética na pesquisa é importante?

A pesquisa científica é a base de quase todo o conhecimento humano. É justamente para tentar evitar resultados deste tipo que a reflexão ética se impõe como necessidade nas instituições ligadas à ciência. ...

Qual a importância do Comitê de Ética e Pesquisa para Pesquisa em IHC?

Ele foi criado com a finalidade de defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Resolução CNS 196/96, II. 4).

Por que toda pesquisa com seres humanos deve ser submetida à apreciação de um comitê de ética em pesquisa?

De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução.

Qual é a relação que existe entre ciência e ética?

A ética é uma característica própria a toda ação humana, tendo como objetivo facilitar a realização das pessoas. A ciência envolve investigação e busca pela verdade. Na ciência temos a ética como suporte para não haver erros, pois a responsabilidade faz parte da ética e é fundamental no meio cientifico.