Qual a diferença entre necessário e suficiente?

Qual a diferença entre necessário e suficiente?

). O necessário não garante que uma coisa implique a outra, só garante que a ausência de uma implica a ausência de outra. ... O suficiente garante que uma coisa implique a outra, mas não necessariamente o sentido inverso, ou seja, que a outra coisa implique a uma.

O que é necessário para compreensão da lógica?

Mas, para ela funcionar, é necessário seguir premissas linguísticas. Apresentada como ciência, a lógica não era vista como tal por Aristóteles. ... Outro filósofo a colaborar com a ciência do raciocínio foi o alemão Gottlob Frege, no século XIX. Ele alertou a necessidade da matemática para melhor compreensão da lógica.

Quando uma proposição implica em outra?

Proposição é uma sentença declarativa afirmativa que pode assumir um valor de Verdadeiro (V) ou Falso (F). ... Uma proposição implica logicamente outra quando, e somente quando, para cada atribuição de valores verdade que torna uma proposição verdadeira, também tornam sua implicação verdadeira.

O que significa a palavra implicações?

Implicações é o plural de implicação. O mesmo que: rixas, complicações, embirrações, encadeamentos, enredos, implicâncias, incompatibilidades, ligações, provocações.

Qual a implicação?

Na lógica e na matemática, a implicação, ou condicional é a indicação do tipo "SE... ENTÃO", indicando que uma condição deve ser satisfeita necessariamente para que a outra seja verdadeira. Por exemplo, a expressão: "Se João esquia, Maria nada" é uma implicação.

O que significa implicação social?

Pode tratar-se do acto e do efeito de implicar, da relação de consequência de algo, de uma manifestação de desagrado ou falta de simpatia para com algo ou alguém, de uma incompatibilidade ou contradição.

Como negar uma implicação?

Para negarmos uma proposição composta ligada pelo conectivo operacional “E” , basta negarmos ambas as proposições individuais(simples) e trocarmos o conectivo “e” pelo conectivo”ou”. Ou seja, transformaremos uma conjunção em uma disjunção.

O que é um argumento válido em raciocínio lógico?

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.

O que é uma premissa raciocínio lógico?

PREMISSA: Uma afirmação usada num argumento para sustentar uma conclusão. Por exemplo, a premissa do argumento "O aborto não é permissível porque a vida é sagrada" é a afirmação "A vida é sagrada".

O que é sofisma na lógica?

O sofismo ou sofisma é uma estrutura de pensamento que foge às regras da lógica. Nesse sentido, ele conduz a conclusões falsas. ... Por outro lado, a pessoa que constrói um sofisma tem a intenção de conduzir o interlocutor à conclusão falsa que sua argumentação produz e assim conquistar adeptos à ideia que defende.

O que a Bíblia diz sobre sofisma?

Sofisma significa um argumento que [parece] correto, mas que é enganoso, que leva ou induz ao erro. Na Bíblia temos uma menção dessa palavra em “2 Co 10. 4: Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas”.

Como se chega a uma conclusão na argumentação indutiva?

Todo peixe é mortal. Logo, todo animal é mortal. Para chegar numa conclusão, esse tipo de método argumentativo parte do geral para o específico. Ou seja, a partir de premissas universais ele chega no particular.