O que é Mesenterite?

O que é Mesenterite?

A mesenterite esclerosante (ME) é uma condição fibroinflamatória rara, benigna, não específica, que primaria- mente afeta o mesentério do intestino delgado, sendo o acometimento do me- sentério do cólon observado em cerca de 20% dos casos.

O que é o mesentério Qual sua função?

O mesentério é uma dobra dupla do peritônio - como se chama o revestimento da cavidade abdominal - que une o intestino com a parede do abdômen e permite que ele se mantenha no lugar. Dessa forma, o estudo das funções deste novo órgão pode abrir caminho para novos métodos cirúrgicos do aparelho digestivo.

O que é linfonodos no Mesenterio?

Linfonodos, popularmente chamadas "ínguas" são órgãos de defesa do nosso sistema imune. O fato de estarem aumentados indicam que algo na região do abdômen está exigindo um aumento das células de defesa, isto pode ser uma inflamação, uma infecção e, em alguns casos, até mesmo uma neoplasia.

Quais os sintomas de Adenite?

Os sintomas da adenite mesentérica podem durar dias ou semanas, sendo os principais:

  • Dor abdominal intensa no lado inferior direito da barriga;
  • Febre acima de 38º C;
  • Sensação de mal estar;
  • Perda de peso;
  • Vômitos e diarreia.

O que é Adenite inguinal?

Processo inflamatório agudo da região inguinal, de origem bacteriana, acometendo os linfonodos da região, produzindo sintomas de dor local acompanhada de aumento de volume e hiperemia.

Como tratar Adenite cervical?

Como é feito o tratamento. O tratamento para a adenite cervical tem como objetivo tratar a sua causa. Assim, caso o inchaço dos gânglios tenha ocorrido devido à infecção por bactérias, como por Staphylococcus aureus ou Streptococcus sp., o médico pode indicar o uso de antibióticos capazes de combater essas bactérias.