O que é uma lesão celular irreversível?

O que é uma lesão celular irreversível?

A lesão celular ocorre quando as células são estressadas tão excessivamente que não são mais capazes de se adaptar, podendo ser reversível até um certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível.

O que são alterações celulares?

São alterações celulares, geralmente reversíveis quando o estímulo cessa, e que podem ou não evoluir para a morte celular. O citoplasma apresenta-se lesionado, com acúmulo de substâncias exógenas ou pré- existentes, o que reduz ou cessa a função celular.

O que é alterações celulares reativas associadas à inflamação?

Este é um resultado Normal e comum do Papanicolau onde "alterações celulares reativas" são benignas e associadas ao mecanismo fisiológico vaginal onde há processo de descamação e citólise (troca de células mortas por novas) como renovação e defesa do epitélio cervical/vaginal compondo o corrimento percebido.

O que significa alterações celulares benignas ou reparativas inflamação?

Um diagnóstico que revela alterações benignas reativas ou reparativas de inflamação, significa falar que não há nenhuma neoformação, ou seja, câncer, e sim, apenas, uma infecção local, pode acontecer em qualquer lugar do corpo.

O que são células benignas?

A neoplasia benigna, também chamada de tumor benigno, caracteriza-se por apresentar células bem semelhantes às do tecido original, ou seja, apresentam diferenciação; crescem de forma lenta; são bem vascularizadas; comprimem os tecidos vizinhos, no entanto, não os infiltram.

O que quer dizer presença de células Endocervicais?

As células endocervicais cilíndricas são alongadas ou arredondadas segundo o ângulo sob a qual são observadas. Os aglomerados vistos pelo pólo apical oferecem um aspecto que se compara aos alvéolos da cera de abelha. Vistas por suas faces laterais as células mostram um disposição empaliçada.

O que são células Endocervicais?

Significado de Endocervical adjetivo [Anatomia] Que se refere à parte interna do colo do útero: mucosa endocervical, secreção endocervical. Etimologia (origem da palavra endocervical). Endo + cervical.

O que significa presença de células Endocervicais e Metaplasicas?

A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção, tem sido considerada como indicador de qualidade do exame, pelo fato de se originarem do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres de colo uterino.

O que é presença de componentes Endocervicais?

No âmbito de amostras satisfatórias, a presença de células da junção-escamo-colunar (JEC) – células metaplásicas ou endocervicais - é considerada indicador de qualidade do exame, estas células se originam no local onde se desenvolvem a maior parte dos cânceres de colo de útero (BRASIL, 2006).

O que é presença de Citólise no papanicolau?

Citólise significa morte celular, que pode acontecer tanto em situações fisiológicas (normais do corpo feminino) ou em situações patológicas (doenças) quando muito intensa e persistente.

O que quer dizer presença de células Metaplasicas?

Metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório (candidíase, vaginose bacteriana, etc), sendo geralmente a ...

O que significa presença de células endometriais?

Células endometriais descamadas espontaneamente podem ser de origem epitelial ou estromal. Ocorrem isoladas ou aglomeradas. A frequência dessas células no esfregaço depende do estágio do ciclo menstrual e estado funcional do endométrio. Células endometriais secretoras (ou não ciliada) são as mais comuns no esfregaço.

O que são glândulas endometriais?

São o compartimento epitelial glandular do endométrio que é contíguo ao epitélio luminal. As glândulas sintetizam e segregam a maior parte das proteínas e outros componentes do fluido uterino. As secreções glandulares são necessárias para a implantação do embrião.

Qual o tipo de epitélio encontrado no colo do útero e quais as células que os representam?

O colo uterino é recoberto por epitélios escamoso e colunar estratificados não-queratinizados. Esses dois tipos de epitélio encontram-se na junção escamocolunar.

O que quer dizer alterações celulares inflamatórias?

A inflamação é o conjunto dos fenômenos de reação a qualquer agressão tissular, seja bacteriana, viral, parasitária, pós-traumática, química ou física. A susceptibilidade do trato genital feminino à inflamação varia com a idade e a localização anatômica.

O que é alterações inflamatórias leves papanicolau?

Outras razões para um exame de papanicolau alterado incluem inflamação, em que o tecido do colo do útero está inflamado sem motivo detectável. E também irritação, em que o colo do útero está irritado, possivelmente por atrito durante o sexo (o que é bastante comum).

Quais alterações celulares gerais podem ser observadas em uma situação inflamatória?

ALTERAÇÕES VASCULARES NA INFLAMAÇÃO AGUDA modificação no calibre dos vasos e no fluxo sangüíneo; • aumento da permeabilidade vascular; • exsudação de plasma e de células para o meio extravascular.

O que pode dar no resultado de preventivo?

Algumas lesões e resultados do papanicolau podem ser sugestivas da presença do vírus HPV. Se a paciente apresentar um resultado sugestivo de infecção pelo HPV, o médico especialista poderá solicitar novos exames para investigar melhor essa alteração e iniciar o tratamento.