Qual o tronco linguístico Macro-jê?

Qual o tronco linguístico Macro-jê?

Rodrigues (1999) propõe um tronco linguístico Macro- constituído por doze famílias linguísticas: , Kamakã, Maxakalí, Krenák, Purí, Karirí, Yatê, Karajá, Ofayé, Boróro, Guató e Rikbáktsa.

Quem foram os Je?

Os índios do grupo macro- tradicionalmente vivem da caça, pesca, coleta de produtos da floresta e de cultivos agrícolas. ... Para a caça, eram utilizados grandes arcos, maiores que os normalmente utilizados pelos índios tupis. Para a guerra, eram utilizados porretes semelhantes aos utilizados pelos índios tupis.

Onde viviam os Macro-jê?

Macro- Raramente eram encontrados no litoral. Com exceção de algumas tribos na Serra do Mar, eles eram encontrados principalmente no planalto central. Nesse contexto, destacavam-se as tribos ou grupos: timbira, aimoré, goitacaz, carijó, carajá, bororó e botocudo.

O que são troncos étnicos?

Algumas línguas indígenas são mais semelhantes entre si do que outras, mostrando que elas têm origens comuns, apesar de terem sofrido mudanças ao longo do tempo. O tronco linguístico é um conjunto de línguas que têm a mesma origem: uma língua mais antiga, que não é mais falada. ...

O que é o tronco?

Tronco: É formado pelo pescoço, tórax e abdômen. Dentro do tórax encontramos os pulmões e o coração. No abdômen encontramos o estômago, fígado, intestino, rins, e bexiga. Membros: Possuímos quatro membros, os dois braços ( membros superiores ) e as duas pernas ( membros inferiores ).

Qual é a parte do tronco?

Tronco. O tronco é formado pelo pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles a laringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado.

Para que serve o tronco humano?

Tronco. O tronco é o lugar onde ficam os órgãos que fazem nosso corpo funcionar tão bem. O pescoço é a parte que segura a cabeça ao corpo. É no pescoço que fica nossa garganta e por onde passa a comida que comemos.

Para que serve o tronco?

As células-tronco são importantes para o organismo porque garantem o desenvolvimento e a renovação de células ao longo da vida. Além desse importante papel, essas células podem ser usadas no tratamento de uma série de doenças graves.

O que é e para que serve a célula tronco?

As células-tronco possuem a capacidade de se auto-reproduzirem, multiplicando-se em novas células que dão origem a todos os órgãos e tecidos do corpo. Elas também podem alterar ou renovar suas funções, e por isso são utilizadas pela medicina para que reparem anomalias no corpo causadas por doenças ou fatores naturais.

Quais são os ossos que formam a cabeça?

A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).

Onde fica as costelas no corpo humano?

As costelas são ossos alongados, comparáveis a arcos, que se estendem da coluna vertebral até o esterno, ao qual se unem através das cartilagens costais. No ser humano, há doze de cada lado (sendo que o número é variável com a espécie animal).

Quais os ossos do rosto?

A face é composta por 14 ossos divididos em pares e ímpares. Os pares são: a maxila, concha nasal inferior, zigomático, palatino, nasal e lacrimal. Os ímpares são: a mandíbula e o vômer.

Porque dói o osso do rosto?

Existem diversas causas para a dor na face, que vão desde uma simples pancada, infecções provocadas por sinusite, um abscesso dentário, como também dores de cabeça, disfunções da articulação têmporo-mandibular (ATM) ou mesmo a neuralgia do trigêmeo, que é uma dor que surge em um nervo da face e é muito forte.

Qual o osso mais forte do esqueleto dento facial?

Em fraturas faciais, os ossos nasais são os mais comumente acometidos, estando o arco zigomático em segundo lugar; sendo o osso frontal o mais resistente.

Quais são os ossos que se articulam com o osso zigomático?

Anatomicamente, o zigoma é a principal estrutura do terço médio da face lateral e apresenta quatro processos – temporal, orbital, maxilar e frontal – que se articulam com os ossos frontal, esfenoide, maxilar e temporal. Ele forma grande parte do aspecto lateral e assoalho da órbita.

Qual é o nome do único osso móvel da face?

mandíbula

Qual o osso que sustenta os dentes superiores?

Nos mamíferos, o maxilar é a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular. Em zoologia, por vezes, usa-se a palavra maxilar (por exemplo, "maxilar inferior", nos mamíferos) para designar também a mandíbula.

O que é maxilar superior?

"É a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular", explica Thales Wilson Cardoso, cirurgião-dentista.