Como usar o CUB?

Como usar o CUB?

Como utilizar o CUB de maneira correta Fazer uma estimativa com o CUB não é simplesmente pegar o custo fornecido pelo Sinduscon do seu estado e multiplicar pela área construída. Faça isso e o seu valor irá ficar muito abaixo do custo correto.

Qual o valor do CUB hoje?

Considerando que o seu projeto se encaixa como um projeto-padrão R16 (padrão normal), atualmente, de acordo com o site da CBIC, o valor CUB/m² é igual a R$ 1.

Qual o valor do CUB hoje em SP?

Padrão NormalPadrão Alto
CAL – 81.

O que é a taxa CUB?

Custo Unitário Básico da Construção Civil Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país.

O que é INSS da obra?

No caso do INSS é uma contribuição, cujo dinheiro é usado para pagar os aposentados. Na prática a coisa funciona assim: Quem está na ativa ou trabalhando contribui com uma parte dos rendimentos para pagar quem já aposentou. ... A construção de uma casa envolve mão de obra e é ai que entra o INSS.

Quem tem que pagar o INSS de obra?

A pessoa física, dona da obra ou executora da obra de construção civil, é responsável pelo pagamento de contribuições em relação à remuneração paga, devida ou creditada aos segurados que lhes prestam serviços na obra, na mesma forma e prazos aplicados às empresas em geral.

É possível parcelar o INSS da obra?

Os créditos do INSS, inclusive os oriundos de contribuições arrecadadas para outros fundos ou entidades (terceiros) podem ser objeto de parcelamento. Podem ser parceladas as contribuições relativas à: Parte patronal; Declaração de Regularização de Obra (pessoa física ou jurídica);

Quem é que paga o ISS de uma obra?

Tanto empresas, quanto profissionais autônomos, têm o dever de pagar o tributo a partir da prestação de serviços. A Lei Complementar nº 116 de 2003 determina a base de cálculo do ISS, delimita as alíquotas e apresenta a lista de todos os serviços que exigem o pagamento do tributo.

Como fazer o pagamento do ISS?

O recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS é feito para a Prefeitura Municipal, através de guia própria. No caso de empresas optantes pelo Simples Nacional, o ISS próprio é recolhido na própria guia DAS, juntamente com os demais tributos.

Quais materiais podem ser deduzidos na construção civil?

Somente podem ser deduzidos da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços (ISS) os materiais de construção produzidos fora do local da prestação de serviço e que tiveram incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Como deduzir INSS de obra?

Com previsão do valor no contrato. Valores de materiais ou de equipamentos – sejam próprios ou de terceiros, com exceção dos equipamentos manuais, fornecidos pela contratada – podem ser deduzidos na base de cálculo do INSS. Desde que comprovados e discriminados no contrato e na nota fiscal.

O que é dedução da base de cálculo?

As empresas de construção civil têm o direito de deduzir da base de cálculo do ISS (Imposto Sobre Serviços) os valores das mercadorias utilizados nas obras/ou serviços, de acordo com entendimento dos Fiscos Municipais, em interpretação a Lei Complementar n° 116/2003 que regula o ISS.

O que é valor de dedução na nota fiscal?

O campo Número NF identifica a numeração da nota fiscal. O campo Valor Total NF identifica o valor total da nota fiscal incluindo serviços e outras despesas. O campo Valor Dedução identifica o valor referente à despesa selecionada e que deverá ser deduzido da nota fiscal de serviços eletrônica que está sendo emitida.

Como regularizar obra de construção civil?

Para regularização da obra de construção civil, o proprietário ou a construtora contratada para fazer o serviço total deverá informar a Receita Federal do Brasil (RFB) os dados do responsável pela obra e os relativos à obra, mediante a utilização da Declaração e informações sobre Obra (DISO) disponível no sitio da RFB.

O que é regularização de obra por aferição?

Tal regularização pode ser feita de duas formas: por meio da declaração de contabilidade regular, no caso de empresas que mantém a escrituração contábil, ou pela aferição, que consiste em uma estimativa do custo da mão de obra baseada em uma série de variáveis tais como tipo da obra, metragem e padrão da construção, ...