Onde ocorre o Endotelio?

Onde ocorre o Endotelio?

Endotélio contínuo é uma característica dos vasos do cérebro, retina e capilares musculares, enquanto endotélio fenestrado é encontrado na glândula endócrina e no rim. As células endoteliais das artérias são mais espessas do que as dos capilares e veias.

Qual a importância do endotélio para manutenção da pressão arterial e tônus vascular?

O endotélio tem papéis múltiplos e importantes em eventos fisiológicos e fisiopatológicos como na hipertensão arterial. O endotélio controla o tônus da musculatura lisa vascular pela produção de mediadores que podem produzir vasodilatação ou vasoconstrição.

Quais são as causas mais comuns de lesão do endotélio?

Lesão ao endotélio vascular. Estase venosa (Diminuição no fluxo sanguíneo)...É mais comum em pessoas com:

  • Histórico de tromboembolismo venoso,
  • Histórico de embolia pulmonar,
  • Varizes,
  • Obesidade,
  • Fumantes,
  • Maior idade (superior aos 40 anos),
  • Insuficiência cardíaca.

Quais são as causas da embolia?

Conforme já mencionado, a embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue, gordura, colágeno, parte de um tumor ou bolhas de ar dificultam a passagem de oxigênio para a área. Geralmente estes coágulos são provenientes das veias das pernas, o que caracteriza a Trombose Venosa Profunda (TVP).

Quais fatores podem contribuir para a formação de trombos?

Como principais fatores de risco, podemos citar a idade, a imobilidade prolongada, paralisias, acidentes vasculares cerebrais, grandes cirurgias, traumas, varizes e obesidade.

O que leva a hipercoagulabilidade?

Hipercoagulabilidade é um estado hereditário ou adquirido que aumenta o risco de formação excessiva de coágulos sanguíneos. A coagulação é uma resposta normal a lesões de tecidos. Quando um vaso sanguíneo se rompe, o sangue vaza para os tecidos vizinhos ou para o exterior do corpo.

Porque se dá La trombofilia?

A trombofilia é a tendência ao surgimento de trombose — doença caracterizada pela formação de trombos, ou coágulos de sangue. O problema é causado por deficiência na ação das enzimas responsáveis pela coagulação sanguínea. O quadro pode se desenvolver por hereditariedade ou surgir como condição adquirida.

Quais são os tipos de embolia?

Tipos de embolias:

  • Embolia direta: é a mais freqüente. ...
  • Embolia cruzada ou "paradoxal": É quando o embolo passa da circulação arterial para a venosa, ou vice-versa, sem atravessar a rede capilar, por intermédio de comunicação interatrial ou interventricular, ou ainda de fístulas arterio-venosas.

O que é o que é embolia?

Significado de Embolia substantivo feminino [Medicina] Afecção em que um vaso sanguíneo é obstruído por um coágulo de sangue, bolhas de ar, conglomerados de bactérias ou gotículas de gordura. O que provoca a obstrução chama-se êmbolo. As embolias mais graves ocorrem no cérebro, no coração, nos rins ou nos pulmões.

Como diagnosticar uma embolia pulmonar?

Os médicos costumam diagnosticar a embolia pulmonar procurando por uma obstrução da artéria pulmonar através da angiografia por tomografia computadorizada (TC) ou cintilografia pulmonar.

Quais os fatores de risco para embolia pulmonar?

Os principais fatores de risco para o tromboembolismo venoso são: trauma não cirúrgico e cirúrgico; idade maior que 40 anos; tromboembolismo venoso prévio; imobilização; doença maligna, insuficiência cardíaca; infarto do miocárdio; paralisia de membros inferiores; obesidade; veias varicosas; estrogênio; parto; doença ...

São fatores de risco para tromboembolismo pulmonar TEP exceto?

Fatores de Risco Adquiridos
Uso de CVCTabagismoIdade > 75 anos
TraumaDoença inflamatória intestinalAcidente Vascular Cerebral
Gestação e puerpérioInsuficiência CardíacaImobilização
ObesidadeHermoglobinúria paraxística noturnaDoenças mieloproliferativas
TVP prévioSíndrome NefróticaSAAF

Que tipo de medicamento seria utilizado mais provavelmente para tratar uma embolia pulmonar?

Heparinas. A heparina é um glicosaminoglicano anticoagulante que atua ativando a antitrombina em até mil vezes. A heparina não fracionada (HNF – molécu la plena) tem atividade equivalente contra o fator Xa e o fator IIa. As heparinas de baixo peso molecular (HBPM) têm atividade maior contra o fator Xa.

Quais os tipos de Fisiopatologia de embolia pulmonar?

A embolia pulmonar é uma desordem potencialmente fatal que ocorre em conseqüência de trombo formado no sistema venoso profundo que se desprende e, atravessando as cavidades direitas do coração, obstrui a artéria pulmonar ou um de seus ramos.

Mais tópicos