O que é SPDA Pára-raio?

O que é SPDA Pára-raio?

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), comumente conhecido como para-raios, é um sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas.

O que é SPDA para que serve?

O SPDA serve para proteção de raios e o seu significado consiste em: Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, este também popularmente conhecido como para-raios. ... Com isso, salientamos que o SPDA não impede o raio, não atrai raios e nem evita que o raio caia.

O que é um Para-raio e como funciona?

Os pára-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabos condutores. ... Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de edifícios, criando um caminho para a passagem da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio.

Como funciona Pára-raio residencial?

Um para-raios é uma haste de metal pontiaguda que é conectada a cabos de cobre ou de alumínio de pequena resistividade que vão até o solo. As pontas do para-raios servem para atrair os raios, assim que o raio é atraído ele é desviado até o solo pelos cabos e dissipado no solo, sem causar nenhum dano nas residências.

Qual a área de cobertura de um Para-raio?

Em estruturas mais altas, como em torres e prédios, a proteção contra os raios é efetiva somente até a altura de 30 m a partir do solo. Nesse último caso, a área protegida tem o formato próximo ao de um cone com altura e raio similares, de aproximadamente 30 m.

Qual é a distância que um Para-raio protege?

Geralmente, um para-raios consegue proteger uma área cônica, cuja base possui raio aproximadamente igual à sua altura. Ou seja, um para-raios posicionado a 20 metros de altura protegerá uma área de 20 metros de raio, cujo centro será a base do sistema de proteção.

Qual o raio de alcance de proteção de um Para-raio a seu redor?

Alcance da proteção de um SPDA O ângulo de proteção será de 24°, portanto o cone de proteção terá um raio de aproximadamente 26 metros.

Qual é o melhor para raio?

Porém, a escolha mais comum é o cobre, que tem um desempenho melhor contra a corrosão. Além disso, para malhas, o alumínio é proibido, já que se degrada muito rapidamente com o contato com o solo.

Qual o valor de um Para-raio?

O preço médio para realizar a instalação de para-raios em locais residenciais, custa cerca de R$ 1.

É possível um raio atravessa o telhado?

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa. ... “Não é muito comum instalar para-raios em casas, a não ser que estejam em um lugar muito isolado e no alto de um morro, por exemplo.

Pode mexer no celular com raios?

Como dissemos anteriormente, o celular em si não atrai o raio, mas a descarga elétrica pode ser conduzida através de fios, então é importante tomar cuidado.

Quando um raio atinge equipamentos elétricos o que acontece com o sistema inteiro?

Quando um surto elétrico causado por um raio acontece, a tensão da rede pode se elevar a mais de cinco mil volts. Sem a proteção de um DPS, Dispositivos de Proteção contra Surtos, os equipamentos podem ser seriamente danificados e até mesmo queimados instantaneamente.

O que acontece quando um raio atinge um avião?

Hoje em dia, quando um raio atinge uma aeronave, causa apenas danos parciais na fuselagem e nas antenas externas. Isso acontece porque, além da modificação do sistema de combustível, os sistemas eletrônicos das aeronaves geralmente são blindados para evitar interferências da radiação dos relâmpagos.

Como surge o barulho do trovão?

O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.

O que fazer quando está relampejando?

A principal orientação é ficar longe de fios elétricos rompidos. "Caso alguém se depare com um cabo partido, nunca se deve aproximar ou tocar a fiação, e se possível, não se deve permitir que outras pessoas se aproximem também.

É perigoso mexer no celular enquanto está relampejando?

Os celulares, no entanto, não causam mal algum, desde que não estejam carregando. Nesses casos, a alta tensão causada pela descarga elétrica pode se propagar, atingindo o dispositivo móvel em questão. Por isso, evite usá-lo durante chuvas com raios e trovões!

O que fazer em caso de chuva com raios?

Não toque em nada de metal ou elétrico.

  1. Não toque em nenhuma tomada elétrica durante uma tempestade. ...
  2. Não deite em pisos de concreto, nem apoie-se contra paredes de concreto. ...
  3. Fique fora da banheira ou do chuveiro e evite piscinas internas.
  4. Em um carro.

O que não fazer durante trovoada?

Mantenha-se afastado de telefones com fio, aparelhos elétricos, luminárias, microfones via rádio, tomadas elétricas e encanamentos e canalizações. Se já estiver dentro de um veículo automotor ou de uma cabine ROPS completamente fechada, permaneça no mesmo local. Não saia do veículo para encontrar outro abrigo.