O que é uma cartilagem elástica?

O que é uma cartilagem elástica?

Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.

Qual a diferença entre cartilagem hialina e elástica?

Cartilagem Elástica: Possui uma maior elasticidade devido a maior presença de elastina, como por exemplo na orelha. Cartilagem Fibrosa: Dentre todas a mais rígida devido a maior presença de colágeno. Está presente nos discos intervertebrais.

Onde se encontra a cartilagem fibrosa?

Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem É encontrada nos discos intervertebrais, sínfise púbica, em tendões e ligamentos na inserção de músculos.

Onde se encontra a cartilagem articular?

Cartilagem hialina: também conhecida como cartilagem articular, é ao mesmo tempo elástica e resistente. Encontra-se entre as costelas, em torno da traqueia, e entre as articulações como o joelho, quadril, tornozelo, pé, mão, cotovelo, ombro e articulações facetárias da coluna vertebral.

Onde é encontrada a cartilagem no nosso corpo?

Por isso, é considerado um tecido avascular. O tecido cartilaginoso apresenta uma coloração esbranquiçada ou cinzenta. É encontrado em várias partes do corpo humano, como: nariz, traqueia, laringe, orelhas, cotovelos, joelhos, tornozelos, dentre outras.

Como é formada a cartilagem hialina?

A matriz da cartilagem é formada por fibrilas (conjunto de fibras de calibres variados) de colágenos tipo ll em associação a proteoglicanos (são proteínas que tem a função de dar rigidez à matriz, resistindo à compressão e preenchendo espaços) e a condronectina (glicoproteínas estruturais).

O que torna a cartilagem fibrosa ser intermediária?

Diferente da cartilagem hialina, a cartilagem elástica não se calcifica. A cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem é um tecido com características intermediárias entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina. É uma forma de cartilagem na qual a matriz contém feixes evidentes de espessas fibras colágenas.

Por que a cartilagem pode crescer tão rapidamente no esqueleto em desenvolvimento?

No crescimento aposicional a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré-existente. Neste processo , as novas células cartilaginosas, denominadas de condroblastos, são derivadas da camada interna do pericôndrio.

Qual a função da Fibrocartilagem?

fibrocartilagem de ligação (ex. discos intervertebrais) - presente nas articulações de movimento limitado, funciona como uma almofada, ajudando a distribuir as forças que chegam à articulação.

O que seria Fibrocartilagem e qual sua função?

A cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem é um tecido com características intermediárias entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem hialina. É encontrado nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos, na sínfise púbica, e nos meniscos.

Quais são as principais características das células do tecido ósseo Osteócitos osteoblastos e osteoclastos?

Os osteócitos estão relacionados com a manutenção da matriz óssea, apesar de não serem responsáveis por uma produção rápida de matriz. Osteoclastos: destacam-se por serem grandes, apresentarem vários núcleos, serem muito ramificados e móveis. Essas células estão associadas à reabsorção óssea.

Quais são as células ósseas e como cada uma atua?

As células deste tecido podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Os osteoblastos localizam-se periferia do osso e possuem longos prolongamentos citoplasmáticos que tocam os osteoblastos vizinhos. São responsáveis pela produção da matriz óssea que se deposita ao seu redor.

Quais as funções das células do tecido ósseo?

Essas células são responsáveis pela formação da matriz orgânica do tecido ósseo. São responsáveis também pela produção de duas proteínas não colágenas (osteonectina e osteocalcina) que estão relacionadas com a mineralização do osso.

Quais são as células do tecido ósseo responsáveis pela regeneração do tecido?

São cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso periósteo (membrana fina que reveste o osso). Fazem a regeneração óssea após fraturas. Os osteoblastos existem também no endósteo (membrana de tecido conjuntivo que reveste o canal medular da diáfise e as cavidades menores do osso esponjoso e compacto).

Quais são os principais componentes do tecido ósseo?

Constituição do tecido ósseo

  • O tecido ósseo é formado por diferentes tipos celulares e uma matriz óssea mineralizada.
  • O tecido ósseo apresenta três tipos celulares: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.
  • O osso é uma estrutura rígida e apresenta em sua composição uma parte compacta e outra esponjosa.