Quais as principais especializações dos tecidos epiteliais?

Quais as principais especializações dos tecidos epiteliais?

Especializações das células epiteliais As principais diferenciações são os cílios e os microvilos (ou microvilosidades). Os epitélios que apresentam células ciliadas são genericamente chamados epitélios ciliados.

São especializações da superfície livre?

Acerca das especializações da superfície livre no tecido epitelial, podemos dizer que existem: as células epiteliais apresentam dois pólos, sendo que um está voltado uma superfície livre, que é o pólo apical e outro pólo está voltado para o tecido conjuntivo, que é o pólo basal.

Quais são as especializações da membrana plasmática?

Na região apical das células, podemos encontrar especializações como as microvilosidades e estereocílios, que estão relacionadas com o aumento da superfície da membrana. Outras especializações, como os flagelos e cílios, estão relacionadas com o movimento celular.

O que são Conexons?

Estruturas. As conexinas são proteínas transmembranares com quatro passos de terminações citoplasmáticas C e N, um laço citoplasmática (CL) e duas voltas extracelulares (EL-1) e (EL-2).

Qual é a função do Glicocalice?

O glicocálix apresenta diversas funções: Proteção contra danos físicos e químicos; Reconhecimento e adesão celular: o glicocálix participa do reconhecimento de uma célula por outra, distinguindo-a de outros tipos celulares, e promove a união entre elas.