O que é o lide na notícia?

O que é o lide na notícia?

Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo.

O que é o gênero textual notícia?

A notícia é um gênero textual que tem como objetivo o de INFORMAR fatos do dia a dia, relevantes para a sociedade. Pode-se dizer, então, que a notícia tem a função social de RELATAR, DESCREVER, de forma breve e objetiva, fatos reais, verdadeiros e importantes, que fogem do corriqueiro, da normalidade cotidiana.

O que é a manchete de uma notícia?

Resposta: Uma manchete (do francês manchette) é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e, muitas vezes, na primeira página antes do titulo (no caso do jornal).

Como finalizar uma notícia?

Por fim, o último parágrafo deve encerrar de preferência com alguma informação adicional ou indicação de leitura complementar que possa ajudar a obter mais dados sobre o assunto. Indicar outras matérias, fontes ou textos relacionados com a pauta ajudam a dar mais credibilidade à notícia.

O que é a manchete?

Manchete: resume a notícia em poucas linhas (2 a 3) e tem o objetivo de atrair o leitor para ler o texto. Texto: os fatos narrados do acontecimento em questão. Deste modo, quem escreve notícias deve ser um bom escritor, pois as palavras devem ter combinações tais que atraiam leitores e telespectadores!

Como se pronuncia lide?

lide está com a pronúncia pendente em: lide [ es - es ] Você sabe como se pronuncia lide?