O que é educação inclusiva artigo?

O que é educação inclusiva artigo?

A educação inclusiva se impõe diante do fracasso escolar e exige da escola uma postura pedagógica fundada no respeito às diferenças sociais, culturais econômicas e pessoais e cobra da escola respostas educacionais através de currículos flexíveis adaptados e emprego de recursos didáticos tecnológicos que Page 6 ...

O que é educação especial e inclusiva?

A Educação Especial Inclusiva é um método pedagógico que mescla características do ensino regular com o do especial. Assim, ela promove a integração entre crianças com diferentes necessidades.

O que é Educação Especial MEC?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.

Quem é o aluno da educação especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

O que é o continuum ou continuo de serviços da educação especial defendido pela educação inclusiva *?

Há o continuum cuja dimensão é social, ou seja, neste, a integração tem como objetivo o cumprimento dos fatores da dimensão funcional, de modo que por meio disto potencialize nos alunos com necessidades especiais as possibilidades de eles interagirem socialmente.

Quando começou a inclusão escolar no Brasil?

O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.