adplus-dvertising

Qual a fórmula do cálculo do campo magnético gerado por um fio condutor?

Qual a fórmula do cálculo do campo magnético gerado por um fio condutor?

Vejamos um exemplo: Suponha que temos um fio percorrido por uma corrente de intensidade igual a 5 A. Determine o campo magnético de um ponto situado a 2 cm do fio. Calculamos o campo através da equação acima, portanto, temos que as grandezas envolvidas no exemplo são: i = 5 A, R = 2 cm = 2 x 10-2 m.

Quais são os vetores que compõem o campo eletromagnético?

É o ímã que cria o campo magnético, da mesma forma como é a carga elétrica e a massa que, respectivamente, criam os campos elétrico e gravitacional. Isso pode ser mostrado através da imagem de um vetor, um ímã, que é representado pelo vetor B.

Como calcular o campo magnético resultante?

O valor desse campo é determinado pela equação do campo magnético para o fio retilíneo. O campo resultante (BR) é a subtração dos campos BD e BE. O campo resultante possui o mesmo sentido de BE, pois esse é o maior campo no ponto P (BE > BD).

Como calcular a força magnética?

Força Magnética

  1. Quando a partícula lançada possui velocidade paralela às linhas de indução do campo magnético, a força magnética é nula.
  2. F = Q. v.B. senα.
  3. F = Q.v.B.

    Como calcular a intensidade do campo magnético da Terra?

    Baseado na relação entre a intensidade da componente horizontal BT do campo magnético da Terra, a intensidade BH do campo no centro das bobinas de Helmholtz e o ângulo θ, proponha uma relação de linearidade entre BH e tgθ, da forma BH = a · tgθ + b.

    Como calcular a intensidade do campo magnético de um solenoide?

    Para calcularmos a intensidade do campo magnético produzido por esse solenoide, utilizaremos a fórmula que relaciona o número de enrolamentos por metro e a intensidade da corrente elétrica. Com base no cálculo feito acima, descobrimos a intensidade do campo magnético produzido no interior do solenoide.

    Qual é o valor do campo magnético da Terra?

    O valor do campo nos polos chegam ao valor de 0,7 Gauss e na região equatorial a 0,3 Gauss. Um Gauss equivale a 10-4 Tesla que é a medida internacional da intensidade de campo magnético.