O que é a carreira proteana?

O que é a carreira proteana?

Carreira Proteana é um conceito que representa uma nova configuração de carreira advinda das mudanças ocorridas no mercado de trabalho e que passaram a demandar novas formas de relacionamento entre empresa e empregados, bem como o planejamento do desenvolvimento dos profissionais.

Quais são os tipos de carreira?

Quais são os tipos de carreira existentes?

  • Carreira tradicional. ...
  • Carreira multidirecional. ...
  • Carreira empreendedora. ...
  • Carreira sociopolítica. ...
  • Carreira acadêmica e de pesquisa. ...
  • Carreira de conhecimento proprietário. ...
  • Operacional. ...
  • Especialista.

O que é uma carreira tradicional?

A carreira tradicional é aquela gerenciada pelas instituições e não por cada funcionário. Ela segue as regras e valores da empresa, é linear e limitada pelas oportunidades que possam ser oferecidas pela companhia.

O que é carreira caleidoscópio?

O Modelo de Carreira Caleidoscópica descreve como os indivíduos alteram o desenho de suas carreiras e tomam decisões profissionais segundo os parâmetros de Autenticidade, Balanço e Crescimento.

O que é uma carreira paralela?

Um planejamento que pudesse contemplar uma carreira técnica ou funcional com a mesma valorização da carreira gerencial, chamada de carreira paralela. ... “A carreira paralela oferece ao profissional técnico ou funcional uma alternativa à carreira gerencial.

Como funciona o plano de carreira em Y?

Carreira em Y significa que o colaborador, ao receber uma promoção, tem a opção de seguir dois caminhos, que são um cargo de gestão ou o papel de especialista na área. O objetivo dessa proposta alternativa de trajetória é oferecer espaços de promoção que não são de gestão.

O que é o PDI na escola?

PDI: plano de desenvolvimento individual do aluno na educação inclusiva. ... O PDI é amparado na Lei Brasileira de Inclusão (Lei e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1996). Ele visa orientar o atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

O que é necessário para criar um PDI?

Como fazer um PDI?

  1. Analise o cenário atual. O primeiro passo para começar a fazer um PDI é analisar o cenário em que o colaborador se encontra. ...
  2. Defina objetivos. Definir metas e objetivos é fundamental para que o PDI realmente funcione. ...
  3. Defina estratégias. ...
  4. Planeje as ações. ...
  5. Estabeleça prazos e gastos. ...
  6. Avalie as forças e as fraquezas.

Qual a função do PDI?

Um plano de desenvolvimento individual (PDI) nada mais é do que um roteiro que tem o intuito de estimular e monitorar o processo de evolução de um colaborador como profissional e indivíduo, focando em um objetivo específico. Originalmente os PDIs eram criados pelos colaboradores em um processo individual.

O que é PDI qual a sua importância para o processo de avaliação institucional?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um dos instrumentos basilares da organização da instituição de educação superior, que tem por finalidade estabelecer sua missão, filosofia, histórico, as estratégias de desenvolvimento, estrutura organizacional, forma de gestão, programas, metas, diretrizes pedagógicas, ...

O que é o plano de desenvolvimento?

Um plano de desenvolvimento individual (PDI) nada mais é do que um roteiro que tem o intuito de estimular e monitorar o processo de evolução de um colaborador como profissional e indivíduo, focando em um objetivo específico. Originalmente os PDIs eram criados pelos colaboradores em um processo individual.

Como elaborar um plano de desenvolvimento?

Como montar um plano de desenvolvimento individual?

  1. Defina os objetivos. ...
  2. Saiba em qual fase o colaborador está ...
  3. Aplique feedback constante e fique disponível. ...
  4. Avalie os pontos fortes e fracos. ...
  5. Tenha uma ferramenta para ajudar no acompanhamento. ...
  6. Busque o autoconhecimento e o autodesenvolvimento.

O que é o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as ...

O que é um plano de desenvolvimento profissional plano de carreira )?

O plano de carreira funciona como um guia que contribuirá para a ascensão profissional e o sucesso do colaborador no ambiente de trabalho. ... Com base nestas informações e com as metas profissionais definidas, o colaborador saberá exatamente qual caminho trilhar e o que deverá fazer para alcançar seus objetivos.

O que é um Plano de Cargos Carreiras e Salários?

Na prática, um plano de cargos e carreiras é um conjunto de regras e normas, que determina os mecanismos de gestão de pessoal das empresas, sejam elas privadas ou públicas. Elaborá-lo é uma ótima forma de gerenciar as questões relacionadas a salários e promoções.