O que é NR10 e SEP?

O que é NR10 e SEP?

Conforme apresentado na Norma Regulamentadora 10 (NR10), Sistema Elétrico de Potência (SEP) é o conjunto das instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição, inclusive.

Qual a validade do curso de nr-10 SEP?

Validade. Com carga horário mínima de 40 horas, o Curso Complementar SEP tem validade de dois anos, e após o vencimento, é necessário que o profissional faça a Reciclagem do Curso SEP da NR-10 Complementar.

O que é o Sistema Elétrico de Potência SEP?

Sistemas elétricos de potência (SEP) é um curso complementar da NR-10 e pode ser definido como um conjunto constituído por centrais elétricas, subestações de transformação e de interligação.

Qual o principal objetivo do sistema elétrico de potência SEP?

Destinados a transportar a energia elétrica desde a fase de geração até a fase de distribuição, abrangendo processos de elevação e rebaixamento de tensão elétrica, realizados em subestações próximas aos centros de consumo. Essa energia é transmitida em corrente alternada (60 Hz) em elevadas tensões (138 a 500 kV).

O que é risco adicional?

Segundo o Glossário da NR 10 são todos os demais grupos ou fatores de risco, além dos elétricos, específicos de cada ambiente ou processos de Trabalho que, direta ou indiretamente, possam afetar a segurança e a saúde no trabalho.

O que é desenergizar?

O que é a desenergização? Esse é o procedimento realizado para a supressão da instalação. Ele pode ser definido como um conjunto de ações coordenadas, controladas e sequenciadas que se destinam à garantia da ausência total de tensão no circuito — devendo este estar sob controle durante todo o tempo de trabalho.