Quem é o pai de Ogum?

Quem é o pai de Ogum?

De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé. Apesar de viver os privilégios de um príncipe, Ogum era uma figura bastante inquieta e gostava muito de representar seu pai nas lutas pela conquista de novos territórios.

Qual a pedra de Omulu?

Omulu - Ônix, Obsidiana floco de neve, ou Quartzo Fumê, para favorecer a luz em meio a tudo o que está no meio da escuridão.

Quem é Omulu?

Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade. ... Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã.

Quem é a mãe de Omulu?

Nanã

Quem é Omulú na quimbanda?

No culto nagô é chamado de Omúlu. Senhor Supremo dos cemitérios incumbido de zelar pelos mortos ali enterrados. Apresentando-se nos terreiros coberto por um lençol ou toalha branca, tendo que ser levantado por médium de muita firmeza. Comandando uma das mais poderosas Linhas da Quimbanda, a Linha das Almas.

Porque Omulú cobre o rosto?

É o rei da terra, do interior da terra e é o orixá que cobre o rosto com o filá (de palha da Costa), porque, para os humanos, é proibido ver o seu rosto, devido à deformação feita pela doença e pelo respeito que devemos a esse poderosíssimo orixá.

Qual a cor de Omolú no candomblé?

O dia da semana consagrado a Omolú/Obaluaê é segunda-feira; suas cores são o preto e o amarelo, ou marrom escuro e amarelo e o vermelho. Sua saudação é “Atotô!”.

Qual a cor da guia de Omolú?

Linha de Omolu = Contas Brancas e Lilás (Candomblé)/ Roxas (assim como a da Linha de Nanã), podendo ser também Pretas e Brancas (Linha de Preto-Velho) - Umbanda. Linha de Iemanjá = Contas Azul claro (em alguns casos contas Brancas e Azuis) - Candomblé/ Azul-claro ou Cristal (Transparente) - Umbanda.

Qual a cor da guia de Omulu?

1ª — Os colares dos Orixás costumam ser de uma só cor. 2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).