O que são os recursos naturais renováveis e não renováveis?

O que são os recursos naturais renováveis e não renováveis?

Recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam em prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, solo, matéria orgânica, biocombustíveis, e vento. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano.

Quais são os recurso renováveis?

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).

Quais são os principais recursos energéticos não renováveis?

Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares. A seguir, você pode conferir um resumo de cada um desses tipos citados.

O quê mananciais fornecem?

Os mananciais, também chamados de nascentes, incluem todas as fontes de água doce (superficiais e subterrâneas) do planeta e que fornecem água para a população. Podem ser os rios, lagos, riachos, represas, lençóis freáticos, sendo utilizada, sobretudo, para o abastecimento público.

O que são os mananciais?

Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos. ... Nessas regras, o ponto principal é evitar a poluição das águas, coisa muito difícil de se conseguir em um país como o Brasil.

Quais são os tipos de mananciais?

Todo e qualquer sistema é projetado para servir, por certo espaço de tempo, denominado período de projeto. Estes reservatórios podem dos seguintes tipos: superficiais (rios e lagos), subterrâneos (fontes naturais, galerias filtrantes, poços) e águas pluviais (superfícies preparadas).

Como ocorre a contaminação dos mananciais?

Poluição dos Mananciais · O lixo contamina o aqüífero pela lixiviação dos períodos chuvosos. · O vazamento da rede de esgotos cloacais e pluviais contamina o aqüífero com o despejo dos poluentes. · O uso de pesticidas e fertilizantes na agricultura.

Quais podem ser as principais fontes de poluição do manancial?

As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...

Quando o manancial não é suficiente o que pode ser feito?

A terceira situação é a mais delicada quanto ao aproveitamento do manancial. Como não temos vazão suficiente, a solução mais simplista é procurarmos outro manancial para a captação.

Quais os critérios devem ser levados em consideração para a escolha de local para captação de água?

Castro e Barros (1995) apontam alguns fatores a serem considerados na escolha de um local de extração de água: • Condições de fácil entrada em qualquer época do ano; • Qualidade da água do manancial; • Distância da captação à estação de tratamento de água; • Facilidade de operação e manutenção ao longo do tempo; • ...

O que deve ser levado em conta no processo de captação da água a ser tratada?

Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:

  1. Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ...
  2. Decantação. ...
  3. Filtração. ...
  4. Desinfecção. ...
  5. Fluoretação.

Como ocorre o abastecimento emergencial?

Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento.

O que é abastecimento emergencial?

São doações de alimentos realizadas em caráter emergencial, que tem como objetivo assistir comunidades que se encontram, por força de adversidades climáticas ou de outra natureza, em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O que é um sistema de abastecimento?

O sistema de abastecimento de água (SAA) é um conjunto de obras e instalações que englobam a captação, adução, tratamento e distribuição de água potável para atender uma determinada população, beneficiando os indivíduos que a compõem.