Qual a principal tarefa da geologia estrutural?

Qual a principal tarefa da geologia estrutural?

2. GEOLOGIA ESTRUTURAL estudo da arquitetura da crosta …. pelo exame das rochas deformadas - ESTRUTURAS DEFORMAÇÃO: resposta de qualquer material (sólido, líquido ou gás) às forças que causam mudanças na sua forma, dimensão ou posição (orientação) …

O que são estruturas geológicas de deformação?

As estruturas geológicas podem ser primárias, que são aquelas originadas na formação das rochas sedimentares e ígneas, tais como a estratificação sedimentar e estruturas de fluxo em magmas, e tectônicas, que são originadas por deformação das rochas sob a ação de forças.

Qual a área da geologia que estuda as deformações das placas tectônicas?

Tectónica de placas é o ramo da geologia que estuda a estrutura e dinâmica da litosfera, uma estrutura com características mecânicas bem definidas constituída pela crusta terrestre e pela camada superior do manto terrestre.

Quais os instrumentos utilizados para monitorar as placas tectônicas?

A atividade dos terremotos geralmente é monitorada por sismógrafos: dispositivos cuidadosamente calibrados - e caros - instalados em locais sensíveis.

Qual o significado de Epirogênese?

Epirogênese é uma expressão criada por Gilbert, em 1890, a denominação teve como objetivo principal designar o fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical. Caso esse movimento seja para cima, recebe o nome de soerguimento e para baixo, subsidência.

O que causa a Epirogenese?

Epirogênese é um conjunto de processos que resultam no movimento das placas tectônicas, no sentido ascendente ou descendente. Além disso, atinge vastas áreas continentais de forma lenta, ocasionando regressões e transgressões marinhas e terremotos.

O que é o movimento divergente?

No movimento divergente, as placas afastam-se umas das outras, formando fendas e rachaduras na crosta terrestre. Assim, quando ocorre o movimento das correntes convectivas ascendentes, o magma do interior da Terra atravessa as fendas, sendo levado para a superfície.

O que é movimento tectônico?

O tectonismo relaciona-se aos movimentos das diferentes “partes” que montam o quebra-cabeça da crosta terrestre: as placas tectônicas. ... Graças a esses movimentos, manifesta-se na superfície terrestre uma série de formas de relevo, como as montanhas, além de fenômenos como o vulcanismo e os terremotos.

Como é que uma dobra se forma?

As dobras, chamadas também de dobramentos, se constituem a partir de gigantescas pressões que acontecem de maneira horizontal, exercendo uma grande força sobre rochas de composições mais frágeis, como por exemplo, as sedimentares, esse fenômeno propicia o enrugamento do relevo.

Qual a diferença entre dobramentos e Falhamentos?

Durante a deriva das placas acontecem colisões ou afastamento entre elas, e são justamente tais movimentos que produzem os falhamentos e os dobramentos. ... Os falhamentos surgem a partir de pressões verticais ou inclinadas, geralmente ocorrem em áreas de rochas rígidas, de origem cristalina.

Como foram formados os planaltos brasileiros?

Um exemplo desse planalto no Brasil são as Serras Leste-Sudeste. Os planaltos são formados por meio de processos erosivos, fenômenos que provocam o desgaste e transformação do solo. Nesses processos, sedimentos são retirados e transportados de uma superfície à outra.

Como são as formas de relevo plano?

Para melhor compreendermos a estrutura da superfície, foi elaborada uma classificação responsável pela divisão do modelado terrestre em quatro diferentes formas de relevo, a saber: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

O que são os agentes externos do relevo?

Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).