Quais os contrastes que dividiam o homem no barroco?

Quais os contrastes que dividiam o homem no barroco?

O homem europeu se vê dividido entre duas forças opostas: o antropocentrismo e o teocentrismo. O Barroco é a estética que reflete essa tensão, ou seja, o embate entre a fé e a razão, entre espiritualismo e materialismo.

Qual é o significado de candura?

1 Qualidade do que é cândido; alvura, brancura, candor: “[…] tomai este breve, cuja cor exprime a candura da alma daquela menina” ( JMM ) . 2 Credulidade, ingenuidade: “Amancinho tem já dez anos e conserva a candura de um anjo!” ( AA2 ) . 3 Ausência de artifício; inocência, pureza: “[…]

Qual era a preocupação do barroco?

O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. ... A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.

Como o barroco sugere esteticamente as reações humanas?

As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos.

Qual o sentimento que a arte barroca é capaz de provocar?

Para provocar o apreciador da obra barroca, o artista usava de um sensualismo exacerbado e da idealização amorosa que abusava da verossimilhança das cenas retratadas do cotidiano, dos temas religiosos e das cenas mitológicas.

Como são representadas as figuras barrocas?

Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.

O que é uma arte barroca?

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

São características da pintura barroca?

Características da Pintura Barroca

  • Religiosidade.
  • Realismo.
  • A busca da fé por meio dos sentidos.
  • Grandeza.
  • Sensualidade.
  • Forte conteúdo emocional.
  • Teatralidade.
  • Representação do Infinito.

Quais são os principais atributos da pintura barroca?

Os principais atributos da pintura barroca são a composição simétrica, o equilíbrio da arte renascentista e o contraste de claro-escuro....Os principais pintores barrocos são:

  • Caravaggio (1571-1610)
  • Andrea Pozzo (1642-1709)
  • Velázquez (1599-1660)
  • Rembrandt (1606-1669)

Quais as principais características dessa pintura?

As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.