Quem pode fazer punção lombar?

Quem pode fazer punção lombar?

A punção lombar, quando bem indicada e realizada por profissional qualificado, apresenta baixo risco de complicação. Dói um pouco, porém é suportável. Quando realizada por profissional experiente, pode inclusive ser realizada sem anestesia.

Quando não fazer Puncao lombar?

A punção lombar não deve ser realizada nas seguintes situações: Hipertensão intracraniana. Lesão ou infecção no local onde será realizada a punção. Redução das plaquetas e outros distúrbios da coagulação.

Qual espaço é invadido pela punção lombar?

A punção lombar (PL) é um procedimento médico realizado com o objetivo de coletar uma amostra de líquor em algumas doenças neurológicas específicas. O líquor é o líquido encontrado no espaço subaracnoide banhando o nosso Cérebro e a Medula Espinhal. Este líquido exerce um ação de proteção para o nosso cérebro.

Qual a região mais indicada para se realizar o procedimento de punção do líquor?

A coleta é feita na região da coluna lombar e é feita por um médico com treinamento nesse tipo de procedimento. Quando existe contra indicação para a coleta na região lombar, pode ser indicada a coleta na região suboccipital (pescoço).

Em qual das seguintes situações deve ser evitada a punção lombar?

Embora não haja contraindicações absolutas ao procedimento, recomenda-se precaução em pacientes com: possível pressão intracraniana elevada(35), suspeita de abscesso epidural espinhal(36) e trombocitopenia ou outra diátese hemorrágica(37).

Onde o líquor é drenado?

Do terceiro para o quarto ventrículo, o líquor vai escoar pelo forame de Sylvius ou aqueduto cerebral. Quando o líquor chega no quarto ventrículo, ele deve ser distribuído para a medula e para o encéfalo, respectivamente por meio do forame de Magendie, ou abertura mediana, e do forame de Luschka ou aberturas laterais.

Qual a cor do líquor?

O aspecto do líquor, embora não considerado um exame, funciona como um indicativo. O líquor normal é límpido e incolor, como “água de rocha”. Nos processos infecciosos, ocorre o aumento de elementos figurados (células), causando turvação, cuja intensidade varia de acordo com a quantidade e o tipo desses elementos.

Qual o fluxo do líquor?

O LCR flui dos ventrículos através dos forames laterais e mediais, adentrando no espaço subaracnóide, recobrindo tanto o córtex quanto a medula espinhal. A reabsorção deste líquido ocorre nos vilos aracnóides, encontrando-se em maior número no seio sagital superior.

Onde se localiza o espaço Subaracnóideo?

No cérebro, o espaço subaracnóideo ou subaracnoideu é o intervalo entre a aracnóide-máter e a pia-máter.

Onde estão localizadas as meninges?

As meninges são três membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, protegendo-os. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter).

Onde está localizada a Dura-máter?

A dura-máter, ou dura, é a mais externa das três meninges que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É derivado da Mesoderme. As outras duas camadas meníngicas são a pia-máter e a aracnoide. A dura envolve o cérebro e a medula espinhal e é responsável por manter o líquido cefalorraquidiano.

Qual o nome do líquido que percorre as meninges?

A pia-máter e a aracnoide são separadas pelo espaço subaracnoideo, o qual possui uma grande quantidade de líquido cefalorraquidiano, cerebrospinal ou, simplesmente, líquor.

Onde é aplicada a peridural?

Para realizar a peridural, é aplicado o medicamento anestésico no espaço vertebral para atingir os nervos da região, tendo uma ação temporária, controlada pelo médico. É feita em qualquer hospital com centro cirúrgico, pelo anestesista.

Em qual espaço é administrada a anestesia peridural?

A anestesia peridural (ou epidural ) é um tipo de anestesia aplicada no espaço peridural da coluna vertebral , sem perfurar a duramáter (membrana que envolve o cérebro e a coluna) e, portanto, sem atingir o líquor (líquido que banha o cérebro e a medula espinhal ).