Qual a definição de uma molécula?

Qual a definição de uma molécula?

A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).

O que são átomos e moléculas?

Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). ... Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos. Em sua constituição, o átomo apresenta partículas (prótons, nêutrons e elétrons), não sendo a menor parte da matéria.

O que é um átomo eletrizado?

No átomo em seu estado natural não existe uma predominância de carga elétrica, por que o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que o torna neutro. No entanto, quando ele perde ou ganha elétrons dizemos que está eletrizado.

Como diferenciar átomos de moléculas?

Átomos são a menor parte da matéria. Já as moléculas é a união dos átomos. Exemplo: o hidrogênio e o oxigênio são elementos (átomos) dois hidrogênios e dois oxigênios agrupados formam a molécula da água oxigenada.

Qual a relação entre o átomo?

A relação entre o átomo, as moléculas e os estados físicos da matéria radica em que a matéria é formada por átomos e moléculas que ao se expor a determinadas condições reagem mudando o estado físico dela. Átomos e moléculas constituem os três estados comuns da matéria na Terra: sólidos, líquidos e gases.

Qual é a propriedade referente ao átomo?

Propriedade referente ao átomo: eletronegatividade. As moléculas que são formadas por átomos de apenas um elemento químico foram classificadas como apolares, pois não há diferença de eletronegatividade. Propriedade referente à molécula: quantidade de nuvens e número de ligantes iguais.

Quais são os três elementos químicos mais Eletronegativos?

Veja, por exemplo, que os elementos mais eletronegativos são os que estão no canto superior direito da tabela, isto é, o flúor (4,0) e o oxigênio (3,5), e os menos eletronegativos são os que estão no canto inferior esquerdo, que são o frâncio (0,8) e o césio (0,8).