O que é uma distância horizontal?

O que é uma distância horizontal?

- Distância Horizontal (DH): é a distância medida entre dois pontos, no plano horizontal. Este plano pode, conforme indicado na figura a seguir (GARCIA, 1984), passar tanto pelo ponto A, quanto pelo ponto B em questão.

O que é distância horizontal em topografia?

A distância horizontal não é a distância que se mede no terreno, mas a distância que se obtem quando se utiliza um mapa topográfico (mapa planimétrico) para medir a distância entre dois pontos.

Como calcular distância topografia?

Para a área de topografia, utiliza-se a escala de redução. A representação de escala é E = d : D, onde E é a escala, d é a distância no papel e D é a distância no terreno. Ex.: 1/10.

Como fazer o cálculo de colatitude?

Por exemplo, se Alfa Centauri é vista com uma latitude de 72° norte (108° sul) e sua declinação é conhecida (60°S), então pode-se determinar que a colatitude do observador é 108 - 60 = 48 (i.e. sua latitude é 90 - 48 = 42°S).

Como calcular a longitude média?

Latitude Média (LM), devemos somar e dividir por 2 as longitudes de mesmo hemisfério ou então subtrair e dividir por 2 as longitudes de hemisférios diferentes. Assim como no cálculo da DLO, a soma deverá ter valor menor que 180º.

Qual é o Antimeridiano de 135?

O Meridiano 135 W é um meridiano que, partindo do Polo Norte, atravessa o Oceano Ártico, América do Norte, Oceano Pacífico, uma ilha da Polinésia Francesa, Oceano Antártico, Antártida e chega ao Polo Sul....Meridiano 135 W.
País, território ou marNotas
Oceano Antártico
AntártidaTerritório não reclamado

O que é o Antimeridiano?

Significado de Antimeridiano substantivo masculino Meridiano que difere em 180 graus de distância do círculo de longitude local, de referência.

O que é o Antimeridiano de Greenwich?

O antimeridiano de Greenwich (longitude 0 grau) é o meridiano de 180 graus, que coincide fugazmente com a Linha Internacional de Data.

Como denominamos o Antimeridiano de Greenwich e o que ele determina?

O antimeridiano de Greenwich é o meridiano de 180 graus, pois o "antimeridiano" é o meridiano localizado no oposto de qualquer meridiano apresentado, ou seja, a 180º de distância do mesmo. Este passa a ser a linha imaginária nomeada "Linha Internacional de Data".

Como é conhecido o meridiano 180?

O Meridiano 180 ou antimeridiano é o meridiano definido pela longitude 180° (comum às direções este ou oeste). É usado como base para a Linha Internacional de Mudança de Data porque passa na maior parte do percurso por mar aberto no Oceano Pacífico.