O que é um processo de catarse?

O que é um processo de catarse?

A catarse emocional é um processo no qual nossas emoções se mostram da forma mais pura, por isso, costuma fazer parte de situações onde o mal-estar é muito intenso. Justamente por ser uma expressão intensa da emoção, para muitas pessoas costuma ser perturbadora e, inclusive, podem vir a pensar que a catarse é perigosa.

O que é a catarse na psicanálise?

Catarse (do grego κάϑαρσις, kátharsis, "purificação", derivado de καϑαίρω, "purificar") é uma palavra utilizada em diversos contextos, como a tragédia, a medicina ou a psicanálise. Significa "purificação", "evacuação" ou "purgação".

O que é a catarse para Aristóteles?

A palavra catarse significa purgação ou purificação. ... 37), Aristóteles (384-322 a.C.) apresenta a sua noção de catarse. Segundo ele, a tragédia descreve em forma dramática, não- narrativa, incidentes que suscitam piedade e temor; desse modo, consegue-se a catarse (purificação) dessas paixões.

Qual a função do artista para Aristóteles?

Para esta perspectiva, a única finalidade que o artista deve ter é produzir e criar uma obra genuína e realmente artística. ... 2 - Em Aristóteles, a arte está ao serviço da moralidade. A arte tem como principal função a melhoria moral dos seres humanos.

O que pode ser considerado uma arte?

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

O que é arte de acordo com a filosofia?

A arte é o meio pelo qual o homem expressa um conceito e se manifesta, desde os primórdios até a atualidade. ... Os alunos fazem parte de um mundo constituído, sendo necessária a reflexão tanto sobre a arte em si quanto às questões relacionadas à Estética.

Qual é a relação entre a arte e a filosofia?

Podemos dizer que a relação entre arte e filosofia advém do fato que ambas andaram juntas ao longo da história. Na Grécia Antiga, por exemplo, ao mesmo tempo me que se desenvolvia filosofia, a mesma também se preocupava em refletir sobre a beleza. Surgiam monumentos, esculturas, etc.

O que é arte na visão de Platão?

A arte para Platão seria, portanto, uma imitação capaz de enganar quem a vê. A arte por ser uma imitação de uma imitação contida no mundo sensível se afasta cada vez mais do real, daquilo que é, efetivamente, o original. Na visão platônica, a arte imita a cópia, o que Platão chama de simulacro.

Qual a importância das reflexões de Platão sobre a arte?

Platão possuía uma visão negativa da Arte, para ele a arte é MÍMESES (imitação/cópia). A arte é, portanto, uma cópia do mundo sensível e afasta o homem 3 graus da verdade. ... Para ele a arte também é MÍMESIS (imitação/cópia), porém defendia que o elemento da criatividade estimula o intelecto.

O que é cultura estética?

Tendo a cultura estética como uma forma de experiência educacional, o sujeito é levado à ampliação e ao desenvolvimento da sua capacidade de sentir, criar sentido e desenvolver valores e singularidades de acordo com o que sentiu, produzindo uma cultura que vai ao encontro das suas necessidades interiores, ou seja, ...

O que se entende por liberdade estética?

Liberdade estética” é uma liberdade sui generis e não deve ser confundida de modo algum com liberdade ou autonomia encontrada na razão prática: “Para evitar mal-entendidos, lembro que a liberdade de que falo não é aquela encontrada necessariamente no homem enquanto inteligência, liberdade esta que não lhe pode ser dada ...

Qual a importância do estudo do ambiente histórico na interpretação estética de uma obra de arte?

O ambiente histórico exercerá influência direta no modo de compor a arte, os materiais que serão utilizados, os modelos, as expressões e tudo o que está ligado à ela.

O que é a dimensão estética?

A dimensão estética relaciona- se com a ciência do belo e com o despertar dos sentidos para perceber o Outro e sua necessidade. Este Outro é percebido pela visada fenomenológica, teoria adotada e inspirada em Maurice Merleau-Ponty, que entende o corpo como meio condutor dos efeitos dos sentidos.

Mais tópicos