O que quer dizer a palavra possessão?

O que quer dizer a palavra possessão?

Terra que um Estado possui; domínio; colónia . 3. [ Teologia católica ] O acto de tornar alguém possesso.

Como se escreve a palavra sarjeta?

A forma correta é sarjeta e significa «sulco ou vala para escoamento das águas e para enxugar as terras».

O que está na sarjeta?

Significado de Sarjeta substantivo feminino Valeta situada na borda do meio-fio e usada para escoamento das águas das chuvas. [Figurado] Em que há ou expressa decadência, humilhação; condição de indigente; indigência moral; lama: seus vícios levaram-no à sarjeta.

O que é sarjeta construção civil?

As sarjetas são canais longitudinais que acompanham o sentido das vias e são destinados a coletar e conduzir as águas superficiais da faixa pavimentada e da faixa de passeio até o dispositivo de drenagem, boca de lobo, galeria etc. Manual da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas.

O que é guia e sarjeta?

Guias e sarjetas extrusadas são aquelas provenientes da extrusão do concreto por máquina de perfil contínuo, executadas sobre uma camada de apoio, podendo ser base ou sub-base, devidamente controlada e conformada a seção do pavimento.

O que é guia extrusada?

Para grandes extensões, como alternativa à guia tradicional pré-moldada de concreto, a guia extrusada é feita no local da obra (moldada "in loco") com o uso de máquinas especiais e de concreto usinado 25 MPa (35 MPa, para guias e sarjetas mais reforçadas).

Que que é guia?

Significado de Guia substantivo masculino e feminino Pessoa que conduz, que dirige, que mostra o caminho. Pessoa que dá uma direção moral, intelectual, espiritual. Pessoa cuja profissão é acompanhar excursionistas, viajantes, mostrando-lhes o caminho e as coisas importantes que vão encontrando.

O que é meio-fio e sarjeta?

O que é o meio-fio? ... Através do meio-fio é possível evitar que o fluxo de águas precipitadas (enxurrada) avancem sobre o passeio público, e consequentemente invada as edificações. A sarjeta é o espaço destinado à drenagem de água, sendo desnivelada em relação ao pavimento.

O que é um meio-fio?

Significado de Meio-fio substantivo masculino Borda que se estende ao longo da calçada em sua extremidade lateral junto à rua, geralmente feita com pedras (paralelepípedo ou concreto).

Qual a função do meio-fio?

Desta forma, os meios-fios têm a função de interceptar este fluxo, conduzindo os deflúvios para os pontos previamente escolhidos para lançamento.

Qual o sinónimo de meio-fio?

1 guia, lancil, berma.

Qual das palavras a seguir é Sinonima de Meio-fio?

Meios-fios é o plural de meio-fio. O mesmo que: guias, bermas, sarjetas.

Qual o sinônimo de guia?

59 sinônimos de guia para 11 sentidos da palavra guia: Pessoa que orienta outras: 1 mestre, mentor, conselheiro, professor, preceptor, educador, instrutor, iniciador, inspirador, chefe, comandante, dirigente, aio, paredro, mistagogo.

Qual é o sinônimo de meio frio?

Com temperatura baixa: 1 álgido, fresco, gelado, gélido. Insensível: 2 cruel, cruento, desalmado, desumano, duro, empedernido, impiedoso, inclemente, insensível, seco.

Como descrever o frio?

Frio (do latim frigĭdu) é a sensação produzida pela perda de calor do corpo, causada pela baixa temperatura do meio externo para com o interno de um ser vivo. O calor é o oposto do frio. O frio também pode ser produzido por meios artificiais através da refrigeração.

Qual é o sinônimo de um?

Algum: 2 certo, determinado, algum, qualquer.

Qual é o sinônimo de forte?

1 desenvolvidas, vigorosas, crescidas, altas, robustas, corpulentas, musculosas, musculadas, volumosas, resistentes, poderosas, desenvolvidos, corpulentos, volumosos, altos, crescidos, poderosos, vigorosos, robustos, musculosos, musculados.

Qual é o sinônimo de perder?

2 errar, percorrer, deambular, divagar, passear, perambular, vagabundear, vaguear, vagar, ambular, sumir, voar, dissipar, desaparecer, desvanecer, ofuscar, delir, eclipsar, obliterar, refundir, desfazer-se, apagar-se. Ficar absorvido em alguma coisa: 3 imergir, engolfar-se, embeber-se.

Qual é o sinônimo da palavra leve?

1 débil, aéreo, tênue, delicado, elegante, escasso, fino, frágil, gracioso, imperceptível, inconsistente, ralo, rarefeito, raro, suave, subtil, vaporoso.

Qual é o sinônimo da palavra brilhante?

34 sinônimos de brilhante para 4 sentidos da palavra brilhante: Cintilante: 1 cintilante, claro, forte, luminoso, lustroso, luzente, luzidio, ofuscante, radiante, refulgente, reluzente, resplandecente, rútilo, vistoso, vívido, ostensivo, inteligente, iluminado.

O que significa o nome brilhante?

substantivo masculino O diamante já trabalhado e lapidado. Etimologia (origem da palavra brilhante). Brilhar + nte.

Qual é o sinônimo da palavra inteligente?

Arguto: 2 agudo, ágil, capaz, arguto, astucioso, astuto, esperto, penetrador, penetrante, perspicaz, sagaz, sensato, vivo. Perito: 3 conhecedor, experiente, experimentado, matraqueado, perito, prático, sabedor, versado, baseado, clarividente, esclarecido, habilidoso.

O que é uma ideia brilhante?

Existe uma coleção de “boas ideias” que são possíveis na prática, outras podem ser imaginadas, mas jamais serão concretizados. ... A criatividade não dá saltos. O que é possível, é sempre adjacente àquilo que já existe.

O que é uma ideia criativa?

A ideia criativa é algo que justifica a existência de uma agência de comunicação. Quantos modelos de carros, cartões de crédito, operadoras de telefone há no mercado? A publicidade entra na hora de diferenciar e despertar uma percepção sobre os produtos entre os concorrentes no mercado. É isso que a ideia criativa faz.

O que é o contrário de brilhante?

baço, embaçado, embaciado, fosco, mate, turvo, opaco, enevoado, desluzido. Contrário de vivo: 3. desbotado, desmaiado, pálido, descorado, esmaecido, esmaiado, descolorado, escurecido, amarelado.

Como executar uma ideia?

Muita gente tem interesse em abrir o próprio negócio....Confira 4 dicas para fazer a sua ideia ser bem-sucedida:

  1. Faça o planejamento. Depois de ter uma ideia, é preciso saber executá-la. ...
  2. Estude sobre a área em que irá atuar. ...
  3. Defina o que deseja mudar com seu negócio. ...
  4. Entenda sobre o universo empreendedor.

Como se ter uma ideia inovadora?

Pois é exatamente sobre isso que vamos falar nas dicas a seguir.

  1. Para ter ideias inovadoras precisamos de informações. ...
  2. Conte suas ideias e ouça as pessoas. ...
  3. Tenha tempo de qualidade para pensar. ...
  4. O erro é importante para o processo. ...
  5. Adapte, transforme e misture ideias. ...
  6. Se permita perder o foco. ...
  7. Tenha um local para anotar tudo.

Como divulgar uma ideia?

Saiba como divulgar o seu projeto de forma diferenciada!

  1. Evite que as suas ideias sejam copiadas. A nossa primeira dica é evitar que suas ideias sejam copiadas. ...
  2. Crie páginas nas redes sociais. ...
  3. Atualize a sua campanha. ...
  4. Mobilize seus familiares e amigos. ...
  5. Crie vídeos para divulgação. ...
  6. Celebre o lançamento da sua campanha. ...
  7. Atualize posts antigos. ...
  8. Invista em campanhas patrocinadas.