Qual foi a função do governo geral?

Qual foi a função do governo geral?

As principais funções dos Governadores-Gerais no período do Brasil Colônia consistiram em: - Serem incentivadores da fundação de novos povoamentos; - Promoverem iniciativas para a busca por metais preciosos; - Combaterem a invasão de estrangeiros e de índios nas colônias.

Quais cargos foram criados para ajudar o governo?

Para ajudar os governadores, foram criados alguns cargos administrativos como o de Capitão- Mor, que tinha a tarefa de defender o território de ataques indígenas; o Provedor-Mor, que cuidava das finanças e o Ouvidor-Mor, que era responsável pela justiça e elaborava as leis.

Quem veio com Tomé de Souza ao Brasil?

Sem espanto, Tomé chegou ao Brasil acompanhado de cerca de 1000 homens (soldados, profissionais, funcionários públicos) e dentre eles alguns jesuítas, do qual se destaca Padre Manuel da Nóbrega, encarregados de catequizar os índios e transformá-los em Cristãos.

O que foi o governo geral aponte as responsabilidades deste Governo e cite o nome dos três governos gerais?

O Governo Geral representou uma medida político-administrativa adotada pela Coroa Portuguesa (Rei Dom João III), em 1548, a fim de centralizar, administrar, restabelecer o poder e reforçar a colonização no período do Brasil Colônia, após o fracasso das capitanias hereditárias.

Quais eram os auxiliares do governo?

Foi então que, para melhor cumprir suas atribuições, o Governador Geral contava com o auxílio de outros três auxiliares: o provedor-mor, o capitão-mor e o ouvidor-mor.

Quantos governadores gerais O Brasil teve?

Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572. Depois disso, o território foi dividido por Portugal em dois Governos-Gerais: um no Norte e outro no Sul.

Qual era a função dos altos funcionários que auxiliavam o governo geral?

Resposta. - Ouvidor -mor, que cuidava da justiça. - Provedor -mor, que fazia s cobrança dos tributos e zela pelo Tesouro Real. - Capitão -mor, responsável pela defesa da colônia.

Quais os direitos e deveres do governador geral?

As funções dos auxiliares do governador geral eram: capitão-mor: responsável pela defesa do litoral; provedor-mor: responsável pelas finanças coloniais; ouvirdor-mor: responsável pela justiça colonial.

Quem auxiliava o governador geral?

Ouvidor-mor (Justiça), Provedor-mor (Finanças), Capitão-mor (Defesa do litoral) e Alcaide-mor (Chefe da Polícia).

Por que o rei de Portugal decidiu criar o governo geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral. ... O governador geral passou a assumir muitas funções antes desempenhadas pelos donatários.

Quem tomava as decisões na época do governador geral?

O governador geral passou a assumir muitas funções antes desempenhadas pelos donatários. A partir de 1720 os governadores receberam o título de vice-rei. O Governo Geral permaneceu até a vinda da família real para o Brasil, em 1808.

Qual é a relação entre as capitanias hereditárias e o governo geral?

A relação é que o fracasso das Capitanias Hereditárias levou ao Governo-Geral. O governo português havia dividido o seu território na América em 15 lotes de terra e doados a nobres portugueses para que eles investissem dinheiro nas terras e as protegessem.

Qual a relação entre o fracasso do sistema de Capitanias e a decisão do estabelecimento do governo geral em 1548?

Resposta. Resposta: O Governo-Geral foi um modelo administrativo que a Coroa de Portugal implantou na América Portuguesa em 1548. Esse governo foi estabelecido a fim de substituir e complementar o sistema de Capitanias Hereditárias, que não havia dado o retorno esperado.

Que Capitania ficou sendo a sede do governo geral?

Com o fracasso do empreendimento do donatário Francisco Pereira Coutinho, a capitania da Bahia foi retomada pela Coroa portuguesa, mediante pagamento de indenização. Tornou-se a sede do governo geral ou, em outras palavras, a capital da colônia.

Qual foi o segundo governador-geral?

Duarte da Costa (início do 1505 — 1560) foi um nobre e administrador colonial português. Membro do Conselho Real, foi embaixador na corte de Carlos I de Espanha. Foi nomeado como segundo governador-geral do Brasil (1553-1558).

Quem veio para o Brasil junto com o segundo Governador-geral Duarte Costa?

História do Brasil Na sua chegada ao Brasil, Duarte da Costa veio acompanhado por um grupo de padres jesuítas dentre os quais estava José de Anchieta. A atuação destes dois clérigos foi de grande importância no processo de formação dos primeiros centros urbanos e instituições de ensino da colônia.

Quais foram as mudanças que o governo geral trouxe?

Respondendo ao fracasso do sistema das capitanias hereditárias, o governo português realizou a centralização da administração colonial com a criação do governo-geral, em 1548. ... De tal modo, o governo-geral trouxe a criação de novos cargos administrativos.

Qual foi a principal ameaça estrangeira enfrentada por Duarte da Costa e Mem de Sá?

A invasão dos franceses e sua aliança com os índios da região tomava uma proporção significativa, se tornando uma ameaça ao domínio português. A principal realização do terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá, foi justamente a expulsão dos franceses e o controle da situação.

Quais foram as principais realizações no governo de Duarte da Costa?

As principais realizações do governo Duarte da Costa foram: - Organização da luta indígena contraria a presença de colonos portugueses na região do Recôncavo Baiano. - Organização de expedições para exploração de metais preciosos e recursos minerais. - Conflito com o bispo Pedro Fernandes Sardinha.

Quais os principais acontecimentos do governo Mem de Sá?

A principal realização do terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá, foi justamente a expulsão dos franceses e o controle da situação. Mem de Sá assumiu o governo da colônia em 1558 e continuou governando por 15 anos. A primeira coisa que fez foi contornar a situação da invasão francesa.

Quais os principais acontecimentos no governo de Mem de Sá?

Os 14 anos de seu governo caracterizaram-se por importantes realizações, tais como a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1 de março de 1565, por seu sobrinho Estácio de Sá; a expulsão dos franceses, em 1567, com o auxílio do mesmo sobrinho, que morreu de flechada recebida na luta, e o aldeamento de ...

Qual foi o povoado fundado durante o terceiro governo geral?

Mem de Sá (1498-1572) foi o terceiro governador geral do Brasil. Em sua administração, os franceses foram expulsos da Guanabara, foi fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e foram formadas as primeiras missões com objetivo de catequizar os índios.

Quem foi Mem de Sá Qual a importância dele para a literatura?

Mem de Sá foi um dos mais importantes governadores gerais durante o período colonial, de forma que administrou a colônia no período de quinze anos (1558 a 1572).

Como Mem de Sá morreu?

2 de março de 1572

Em que ano morreu Mem de Sá?

2 de março de 1572